O fim se aproxima

bibliaEssa é a linguagem da Bíblia e dos acontecimentos que nos cercam.

Pela cronologia de Ussher, o mundo deveria ter acabado dia 23 de outubro de 1996. Isto não é uma piada. Há milhares de pessoas, inclusive em nosso meio, que crêem que o mundo foi criado no dia 23 de outubro de 4004 a.C.,às 17 horas, horário de Greenwich, e que sua duração deveria ser de 6.000 anos, terminando em 23 de outubro de 1996. Após esses 6 dias de mil anos, o sétimo seria um milênio de descanso.

Os cálculos do arcebispo irlandês (que viveu entre 1581 e 1656) falharam porque o fim do mundo ou, no caso, a volta de Jesus, não se resume a uma questão de matemática. É verdade que assim “como as estrelas no vasto circuito de sua indicada órbita, os desígnios de Deus não conhecem adiantamento ou tardança”.- O Desejado de Todas as Nações, pág. 32. Também não há dúvida de que Daniel 9:24 a 27 indicou o tempo exato da primeira vinda de Jesus. Mas a respeito de Sua segunda vinda afirmou Jesus que “o dia e a hora ninguém sabe” (Mateus 24:36 ).

Se a cronologia não serve para definir quão perto estamos da volta de Cristo, talvez a geografia ajude; é o que pensam os que tomam Mateus 24:14 ao pé da letra e ficam somando quantos países possuem presença adventista e quantos são os ainda não penetrados. Ao contrário do grupo anterior, marcado por certo determinismo, os que exageram no argumento demográfico colocam muito peso na capacidade da Igreja para antecipar ou retardar a volta de Jesus.

Há ainda os que relacionam o fim com um certo argumento sociológico, ou seja, Cristo está na dependência da união das igrejas, da alteração na constituição americana ou de outros fatos políticos.

Em todos os casos, parece muito mais uma ânsia por adivinhar, prever, visualizar os “últimos dias”. Ora, os últimos dias começaram tecnicamente com a primeira vinda de Cristo e incluem toda a era cristã! Na ocasião em que os discípulos insistiram no “quando”, querendo um sinal (Mat. 24 e 25), Jesus lhes deu vários indícios, só que nenhum específico; além disso, misturou os que se referiam à destruição de Jerusalém com os de Sua segunda vinda, e ainda chamou isso de “princípio das dores”, não de fim. A única vez, em que todo o capítulo 24 de Mateus, que Jesus utilizou a palavra “sinal” foi no verso 30, para Se referir ao próprio fato de Sua volta, e não a uma antecipação. Portanto, para Cristo, o verdadeiro sinal não é um lembrete ou convite para o evento, mas a abertura do próprio evento.

Também é importante notar que o quinto e último dos grandes sermões de Cristo, a respeito de Sua segunda vinda e o juízo, incluiu os capítulos 24 e 25 de Mateus. Então, não se deve tirar conclusões do capítulo 24 sem considerar o 25. E, se o 24 propositadamente não deixa claro o “quando”, o 25 não deixa dúvidas a respeito do “como” aguardar a volta de Jesus. VIGIAI, essa foi a grande e única resposta de Cristo, que sintetiza o “quando” e o “como”.

Porventura, Mateus 24 diminui de importância por não apresentar sinais inequívocos, os marcos escatológicos no desenrolar do tempo profético? De forma alguma. Quando Cristo misturou os dois eventos futuros, para os discípulos ou para os que viveram na ocasião da destruição de Jerusalém foi um consolo ouvir que “logo em seguida à tribulação daqueles dias…aparecerá o sinal do Filho do homem…e verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens”( 29 e 30).

O Comentário Bíblico SDABC afirma: “A expectativa constante da vinda do Senhor é a atitude mental que Cristo ordenou em Suas advertências. …Essa expectativa tem sido condicionada, desde o princípio, ao conselho de o dia e a hora ninguém sabe”. E o Comentário conclui: “É indispensável que cada crente experimente sentimento contínuo e vital da brevidade do tempo e da iminência do retorno de Cristo.” SDABC,vol.6,pág.625, edição em espanhol.

Essa mistura de incentivos e advertências, que alimenta a esperança e a expectativa, ao mesmo tempo em que mostra a necessidade da preparação contínua e crescente, é um importante componente da vida cristã e marca especial do adventismo.

O fim se aproxima. Essa é a linguagem da Bíblia (ver I Cor.7:29; Heb. 10:25 e 37, I Ped.4:7). “Aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mat.24:13). Essa perseverança  combina com fé e obediência (Apoc. 14:12), mas não pode se apoiar em calendários, cálculos, fatos políticos, estimativas de níveis de santificação da igreja, nem nada que represente uma tentativa de “descobrir” aquilo que a soberania divina reservou, tendo em vista seguramente o nosso benefício.

O fim se aproxima.”Vem, Senhor Jesus” (Apoc.22:20).

Márcio Dias Guarda, redator da Casa Publicadora Brasileira

Comente


  1. Lilian

    Pelo pouco que eu vejo na biblia, um sinal da vinda de Jesus sera quando Israel for cercada pelos inimigos em guerra, assim Jesus se manifestaria. Agora faltando poucos dias para a 21 de dezembro, Israel em conflito com o Hamas…Sei nao viu, mas nao podemos ser ceticos, melhor aceditar do que ser pego desprevinido.Na duvida…



  2. Reis

    O MUNDO NÃO VAI ACABAR, O QUE VAI ACABAR É O SISTEMA DE COISAS, OU SEJA , VAI HAVER UMA MUNDANÇA, AT´´E OS AINMAIS VÃO MUDAR DE COMPORTAMENTOS.

    (Salmo 37:29) . . .Os próprios justos possuirão a terra E residirão sobre ela para todo o sempre.

    SÓ AQUI MOSTRA QUE NÃO É O FIM DO MUNDO.

    (Provérbios 2:21, 22) . . .Pois os retos são os que residirão na terra e os inculpes são os que remanescerão nela. 22 Quanto aos iníquos, serão decepados da própria terra; e quanto aos traiçoeiros, serão arrancados dela.

    (Salmo 37:11) . . .Mas os próprios mansos possuirão a terra E deveras se deleitarão na abundância de paz.

    (Salmo 37:9) . . .Pois os próprios malfeitores serão decepados, Mas os que esperam em Yahu são os que possuirão a terra.

    (Mateus 5:5) . . .Felizes os de temperamento brando, porque herdarão a terra.

    (Revelação 21:3, 4) . . .Com isso ouvi uma voz alta do trono dizer: “Eis que a tenda de Deus está com a humanidade, e ele residirá com eles e eles serão os seus povos. E o próprio Deus estará com eles. 4 E enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem clamor, nem dor. As coisas anteriores já passaram.”

    (Isaías 60:21) . . .E quanto ao teu povo, todos eles serão justos; por tempo indefinido terão posse da terra, rebentão da minha plantação, trabalho das minhas mãos, para [eu] ser embelezado.

    (Salmo 104:5) . . .Ele fundou a terra sobre os seus lugares estabelecidos; Não será abalada, por tempo indefinido ou para todo o sempre.

    As escrituras têm as respostas para tudo, só precissem é ter fé np Criador e no seu filho Yahushua, e o resto fica á conta deles.



  3. luischwamb@hotmail.com

    SEIS TAO TUDO ERRADO O MUNDO SÓ VAI ACABAR DE ACABAR NO DIA 15 DE AGOSTO DE 2051 AS 22,30 HORIO DE BRASILIA OU SEJA EM ALGUNS PAISES VAI SER NO DIA 16 DE AGOSTO E NÃO NO DIA 15 QUEM VIVER VERAR…….. FALTAO 39 ANOS AINDA PRO FIM …….



    1. kaamila_cardoso@hotmail.com

      Sô luiz eu agretino nô sê porke foi a resposta mais segura e convincente qui eu ví ossê parece cer muito boum mesmo.por risso eu axu sua resposta milhpr de todas



  4. maria

    Últimos Dias
    A. O que significa o “fim do mundo”
    Término do sistema de coisas. Mt 24:3; 2Pe 3:5-7; Mr 13:4
    Não é o fim da terra, mas do sistema iníquo. 1Jo 2:17
    Tempo do fim precede à destruição. Mt 24:14, 34
    Escape para justos; segue-se Novo Sistema. 2Pe 2:9; Re 7:14-17
    B. É preciso estar atento aos sinais dos últimos dias
    Sinais providos por Deus para nos orientar. 2Ti 3:1-5; 1Te 5:1-4
    Mundo deixa de reconhecer seriedade. 2Pe 3:3, 4, 7; Mt 24:39
    Deus não é vagaroso, mas dá aviso. 2Pe 3:9
    Recompensa por estar atento, alerta. Lu 21:34-36



  5. rogerio

    o mundo já esta acabando agente que não esta vendo
    olha só oque anda acontecendo doenças incuraveis
    pai matando filho filho matando pai
    pai abusando dos filhos irmão se matando é guerra ]que não se acaba pense nisso gente o mundo já esta chegando ao fim



  6. Teófilo

    Observando o que se passa no mundo, sem fanatismos ou ideologias religiosas, a verdade é que o mundo e a natureza, não tem condições de continuar uma vivência normal. Resumindo: O homem está a mais neste planeta e vai ter de ser banido. No princípio foi expulso do Paraíso. Agora vai ser expulso do mundo. O mundo é como disse alguém, uma enorme estalagem onde os hóspedes somos todos nós animais. Mas de entre todos os animais, o único que passa a vida a destruir a estalagem é o homem. Algures na Bíblia pode ler-se esta frase: O MUNDO HÁ-DE VOMITAR-VOS .
    Eu diria mais: Há-de vomitar-nos e enterrar-nos . Ou não é isso que os sismos fazem?
    Para terminar o meu raciocínio, olhem para o que se passa no mundo.
    Acham que o mundo vai voltar a ser o que era?
    Quanto a mim o Fim pode ser já hoje. E acreditem que iria poupar-nos a muitos e terríveis sofrimentos.
    Talvez alguns dos que me estão a ler e me chamem louco, não demorem muito tempo que não implorem esse final.



  7. Paulo silva

    Na verdade não devemos da importância as profecias humanas e sim as biblicas o senhor voltará. O mundo não acabará em 2012 o senhor não marcou data poque ele daria o conhecimento do fim a uma civilização pagã. e não aos que se apegam a sua volta não tenham medo o senhor salvará aqueles que se preparar para sua vinda. Quando as pragas começarem a cair os que tiverem guardado todos os mandamentos incluindo o santo sábado o senhor se lembrará de sua fidelidade leia exodo: 20 e começe a guardar os mandamentos lembre se o sabado e sinal entre Deus e o seu povo. Que deus abençoi a quem ler essa mensagem amém.PAULO SILVA CENTRAL: ADVENTISTA DE LAJEDO.PE



  8. Humberto Reis

    Segundo Mateus 24:14 o que irá determinar o fim será a pregação do evangelho do Reino até aos confins da terra, para testemunho a todas as nações. No evangelho da graça, temos a redenção maravilhosa que Cristo cumpriu por nós. Ele morreu por nós, deu a Sua vida e derramou o Seu sangue precioso para nos perdoar os pecados e nos dar a Sua vida. No evangelho do Reino a ênfase é que, como filhos de Deus, precisamos buscar o crescimento dessa vida que um dia recebemos quando fomos salvos! Deus criou o homem para governar o mundo que há de vir (Hb2:5-7). Mas este homem primeiro precisa ser regenerado, salvo (evangelho da graça) e, depois, precisa crescer em vida (evangelho do Reino), se tornando um filho maduro de Deus para poder reinar com Cristo na próxima era que durará mil anos (Ap.20.6). Para crescer em vida precisamos invocar o nome do Senhor e orar-ler a Sua Palavra, negando a nós mesmos e seguindo o Senhor! (Mt16:24). Amém! Que o Senhor abençoe a todos!



  9. Jessica

    CORRIGINDO
    O fim estar proximo sim. Há tantas catastrofes ocorrendo no mundo. E esses fatos ocorridos no Japão ? Será apenas um acontecimento por conta da natureza ? Não meus irmãos, são sinais de que a volta de nosso Jesus estaá mais que proxima.
    Vigiai, pq o filho do homem há de chegar, e aquele que nao estiver em sua presença, infelizmente NÃO receberá a salvação eterna.
    Que Deus abençoes a todos os leitores, e que possa tocar profundamente em vossos corações.



    1. Jeanne

      I feel so much happier now I unedtsrand all this. Thanks!



  10. W.R.L

    Amigos “jesus cristo” é uma fraude do império romano!

    “Joã 4:22 Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos judeus. ”

    “Ats 4:12 E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos. ”

    Ou seja, o NOME que devemos adorar, o NOME, que salva, é hebreu, e não greco-romano, como “jesus cristo”! Tenham em mente, que se trata da pronuncia, do fonéma. E não de expressão gráfica do NOME. Pois nome, não se tradúz, apernas, se translitera, ou seja, se escreve como se fala.

    Procurem por, YAOHUH, YAOHUSHUA, YAHUH, YAHUSHUA



    1. maria

      O nome de Deus
      “Deus” é termo indefinido; nosso Senhor tem nome. 1Co 8:5, 6
      Oramos pela santificação do seu nome. Mt 6:9, 10
      Jeová é o nome de Deus. Sal 83:18; Êx 6:2, 3; 3:15; Is 42:8
      Nome na Al rev. e corr. Êx 6:3 (So marg.). Sal 83:18; Is 12:2; Êx 34:6
      Jesus tornou o nome conhecido. Jo 17:6, 26; 5:43; 12:12, 13, 28



    2. Lilian

      vixe



  11. W.R.L

    Olá, eu fiz um pequeno estudo sobre isso, e segundo minha apuração estamos no ano 6172, ano ordinal!

    A Paz dO Senhor!



    1. W.R.L

      CORREÇÃO: Anos complestos 6172! Ano ordinal 6173!

      A Paz dO Senhor!



  12. Silmara

    que medo que da de ler isso meu Deus



  13. Silmara

    Sera mesmo que o mundo vai acaba 2012?
    espero que não ne



  14. MARCOS

    O FIM ESTA PROXIMO COM CERTEZA ….NAO NOS CABE SABER OU TENTAR SABER QUANDO …SÓ NOS CABEAGUARDAR EM CRISTO E ESPERAR ………



  15. ''Sera'' ''1012''

    talvez naum acabe em 1012 ,talvez dependa de nois , oq esta atrasando isso acho q o aquesimento global…ou naum talvez atrapalhando.