Fim do mundo previsto pelos maias: erro interpretativo

O prognóstico maia do fim do mundo foi um erro histórico de interpretação, segundo revela o conteúdo da exposição “A Sociedade e o Tempo Maia” inaugurada recentemente no Museu do Ouro de Bogotá. O arqueólogo do Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH) e um dos curadores da mostra, Orlando Casares, explicou à Agência Efe que a base da medição do tempo dessa antiga cultura era a observação dos astros. Eles se baseavam, por exemplo, nos movimentos cíclicos do Sol, da Lua e de Vênus, e assim mediam suas eras, que tinham um princípio e um fim. “Para os maias não existia a concepção do fim do mundo, por sua visão cíclica”, explicou Casares, que esclareceu: “A era conta com 5.125 dias, quando esta acaba, começa outra nova, o que não significa que irão acontecer catástrofes; só os fatos cotidianos, que podem ser bons ou maus, voltam a se repetir.”

Para não deixar dúvidas, a exposição do Museu do Ouro explica o elaborado sistema de medição temporal dessa civilização. “Um ano dos maias se dividia em duas partes: um calendário chamado ‘Haab’ que falava das atividades cotidianas, agricultura, práticas cerimoniais e domésticas, de 365 dias; e outro menor, o ‘Tzolkin’, de 260 dias, que regia a vida ritualística”, acrescentou Casares.

A mistura de ambos os calendários permitia que os cidadãos se organizassem. Dessa forma, por exemplo, o agricultor podia semear, mas sabia que tinha que preparar outras festividades de suas deidades, ou seja, “não podiam separar o religioso do cotidiano”.

Ambos os calendários formavam a Roda Calendárica, cujo ciclo era de 52 anos, ou seja, o tempo que os dois demoravam a coincidir no mesmo dia. Para calcular períodos maiores utilizavam a Conta Longa, dividida em várias unidades de tempo, das quais a mais importante é o “baktun” (período de 144 mil dias); na maioria das cidades 13 “baktunes” constituíam uma era e, segundo seus cálculos, em 22 de dezembro de 2012 termina a presente.

Com essa explicação querem demonstrar que o rebuliço espalhado pelo mundo sobre a previsão dos maias não está baseado em descobertas arqueológicas, mas em erros, “propositais ou não”, de interpretação dos objetos achados dessa civilização.

De fato, uma das peças-chave da mostra é o hieróglifo 6 de Tortuguero, que faz referência ao fim da quinta era, a atual, neste dezembro, a qual se refere à vinda de Bolon Yocte (deidade maia), mas a imagem está deteriorada e não se sabe com que intenção.

A mostra exibida em Bogotá apresenta 96 peças vindas do Museu Regional Palácio Cantão de Mérida (México), onde se pode ver, além de calendários, vestimentas cerimoniais, animais do zodíaco e explicações sobre a escritura. [...]

Fonte: (Yahoo Notícias) e criacionismo.com.br

Comente


  1. julia

    Deus feiz o munndo para viver nao para acabar,ass pessoas acabam quando morrem,oqq esta acabando com o planeta são os homenss destruindo TD':(((



  2. karen martins da silva

    NOSSA GENTE TANTA MENTIRA ANDANDO POR AAAAAAAAAAAAAAAAIIIII.
    Só quem sabe quando munda vai se acabar e deus nao é diabo de maia.



  3. fabio

    maias mentirosos hu sai maias hu sai maias



  4. isabela

    olha se o mundo nao acabou no dia em q praticamente todos achavam e temiam porque isso nao foi um erro se liguem eles so querem assustar o pessoal e alem d tudo so deus pode dessidir isso ja notaram que eles falam q o mundo vai acabar sempre nos anos bissestos era p acabar em 2000nao acabou e agora em 2012 a tambem n acabou e e so deus q desside o q vai acontesser ou nao bjs .



  5. Germano Langa

    Parecendo que nnao, o Mundo vai acabar maisa rapido se deixarmos de cuidar dele desmatando-o, ensaios nucleares e|ou outras coisas ruins



  6. clarisse

    oi gente acho isso uma besteira pq ate tempos atras tinha uma pessoa falando ki queria ki o mundo acabasse rapido pq essa pessoa adoraria ver uma onda gigante vindo ate ele ou um meteoro vindo pra terra nao acredito ki existe pessoa aponto di querer ki aconteça isso com o mundo!



  7. edna

    sinceramente……
    acho q o mundo acaba p quem morre…
    mais se acontecer…
    Que Deua tenha piedade de nós….



  8. julyfrct

    A terra tem aprox. 4,46 bilhões de anos já deve ter passado por muitos alinhamentos com o centro da galaxia…rs
    E a única extinção em massa que se tem notícia que pode ter acabado com boa parte da vida é a que acabou com os dinossauros há 65 milhões de anos, e claro a erupção do vulcão krakatoa de 1883, que matou mais de 36.000 pessoas e modificou radicalmente a temperatura atmosférica global para os anos seguintes.



  9. Tonny

    O certo e todos Rezarem Sempre e nao parar porq é isso q Deus quer muita fé irmao…valeu tchal….



  10. Anderson HN

    O mundo não vai acabar, o criador rei dos reis de tudo, eterno governante supremo da existência e inexistência, proponha que sua criação (homem), tenha que seguir no caminho correto, a principio o homem foi seguindo no mesmo ciclo da morte repetidamente, esqueceu da fé e matou deus como dizia Nietzsche. Chegamos no início da Nova Era, onde a ciência e religião vão conciliar para achar a última peça que estava faltando no mapa do conhecimento = Deus ! Quando chegar nesse nível os opostos vão se unificar e compreenderam e retornaram a verdadeira origem, o homem é luz, da luz que retornara para o Sol!!

    O passado remoto do homem, representou o marco do início da transformação e o progresso materialista, dirigido pela tecnocracia, mas as origens e raízes mais profunda, o mundo reinava por deuses, dirigido por um governo teocrático, onde o deus supremo criador, o eterno rei dos reis da existência e inexistência, reinava e comunicava com os homens, mas o homem se tornou ambicioso de mais, onde o homem provou a maçã dos deuses impios, e começou a gerar a separação de grupos, religiões, culturas, linguagem e etc…o homem esqueceu de deus,

    O homem foi se fechando ao materialismo profundo, onde a matéria é o sangue dos homens sem fé, o mundo é formado por várias realidades, o mecanismo do mundo é gerado pelas leis existenciais: a matéria, o tempo, o espaço e pela leis inexistentes: o espirito, o milagre, o nada, o mundo simplista.

    As profecias não podem ser motivos e alvos de piadas, mas sim o erro da visão paranoica das pessoas interpretarem errado, a mensagem dos profetas e deuses cultuado por várias religiões e culturas, mostram que o homem deve esquecer do seu ego, e transformar seu sentimento em ajudar o próximo, não satisfazer dos prazeres alheios, agradecer todas as coisas, a vida, o conhecimento, a família, a comida, a saúde, ao criador. Até para o próprio ateu vai ter que acostumar com a realidade que iniciara, os fenômenos climáticos é interpretado como sinal da regeneração da natureza.

    O homem deve tomar suas devidas precauções, as datas indicadas pelas profecias apenas mostra o fim dos tempos de uma era conturbada e agitada, mas isso ainda ira continuar, o homem é como uma criança rebelde que vai brigar até o fim contra os vossos semelhantes, para continuar obtendo doces (prazeres) e mandar contra seus pais (deus) e os mesmos (poder).

    A guerra entre os homens tende só a se auto destruir, o fim do mundo esta ocorrendo constantemente, somente quando os países que tem o poder e o controle no mundo apertar aquele botão, chamara o sinal do apocalipse, no final conclui que o homem é o efeito e a causa da sua própria destruição, a preparação para isso não é o homem ficar sentando de braços cruzados a espera da beira da morte, os preparativos de mochilas de emergências = comida/ roupa/ lanterna/ barraca e etc, não são idéias paranoicas do homem em relação as profecias, mas sim para fugas contra a força da natureza (enchentes/ terremotos/ furacões) e a própria guerra entre os homens.



  11. Caio Fodao

    é tão fácil jogar tudo nas mãos de Deus em vez de usar o cérebro que ele nos deu e aprender a Refletir ou analisar as coisas desse mundo -.-‘ Preguiçosos!



  12. flavio meyra

    O mundo vai acabar sim do dia 21 de Dezembro de 2012, ninguém sabe a hora, mas vai ser de repente, como um dia comum, do nada tudo começará a mudar, terremotos, tsunamis, vulcões, tudo vai começar a se destruir e ao término do dia, não existirá mais civilização, tudo vai começar do zero e nós não estaremos mais aqui.



  13. Alcione batista da silva

    nãõ creio em comedores de feijoãõ, igual a min so creio em meu Deus verdadeiro,sera q os maias naõ estão querendo ser mas do q Deus não? m responda por favor.



    1. ligia

      Olá, Alcione,
      Obrigada por escrever pra gente.
      O povo maia viveu há muito tempo atrás e não serviam a Deus como nós, era uma nação pagã. Levando isso em conta você já pode tirar suas próprias conclusões.
      Abraços e que Deus lhe abençoe!



  14. maria alice

    o mudo vai queima e vai acomtercer coisa terivel mas não tar por que divia ter teremoto queras mas não falta luz e áqua mitira não vai acaba o mudo ta



  15. Bruno lana

    Oi.. Pessoal eu tenho uma duvida séra que os maias estão sendo vitimas do anticristo…obrigado tchau….



  16. luiz felipe e ederson

    vou sair thau pessoal até amanha



  17. eduarda

    Pelo menos para mim sò deus sabe quando o mundo vai acabar.



  18. marluce canuto

    esta escrito na palavra de deus que nen os anjos nem mesmo jesus sabe quando ira acabar antes que isto acontesa a igreja vai ser rebatada pelos anjos naõ devemos da credito as previsoes dos maias por que eles eram feitiçeiros que deus lis de entendimento amem



  19. giba

    para mim o mundo ja esta acabando fas tempo muitas coisas acontecem estupros, mortes, acidentes , etc. ta na nossa frente todos os dias é só nós abrirmos os olhos e veremos …



    1. Italo Huttenlocher

      Quero dizer uma coisa a você Giba, isso sempre existiu sua leiga entretanto as pessoas não tinham conhecimento, devido a uma série de fatores, que pode-se destacar a falta de comunicação em massa, como se tem hoje, lhe deixo uma dica. Antes de fazer qualquer colocação analise se realmente você terá argumentos suficientes para defende-la para que no mínimo ela fique coerente. OK!



      1. maias

        corram o mundo ta acabano fiz uma previsao agora e graças ao sol consegui conexao com a internet coisa moderna nos axamos um notebok aki na nosa tribo e o fim do mundo corram kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ai ai ai sera que o ser humano vai cria vergonha na ara



        1. fabio

          é tomará



  20. kaoliny januario

    acho q os maias erraram uma vez e vão errar novamente



  21. mariah

    pra mim o mundo ñ vai acaba so deus sabe o dia



    1. gustavo

      muito bem comcordo com vc e uma menina muito religiosa



    2. isabela

      eu tambem acho isso pois so quem criou deu a vida que pode tirar



  22. carolina

    se o mundo acabar a unica coisa que eu quero e ficar com minha familia,mais meu pai mora em campinas e meus avos e tios morao em SP e eu com minha mae e meus irmao em Vinhedo! mais vou rezar pra que tudo dei certo pra eles!E pra todo mundo!



  23. Nice

    O mundo acaba p/ q morre e outra…os homens acaba com o mundo à cada dia, à cada hora, à cada minuto e segundos.

    TODAS essas tragédias com a natureza, guerra entre polícia e bandidos…tantas mortes inocentes, isso sim é o fim.

    A terra morre lentamente…



    1. ligia

      Ola, Nice,
      Muito obrigada por seu comentário.
      Concordo com você no seu ponto de vista de que o homem está destruindo a Terra, mas pra nós que acreditamos na Bíblia existe, sim, o fim deste mundo, mas somente com a volta de Jesus. Se quiser, dê uma olhada neste texto aqui: http://www.ofimdomundo.com.br/fim-do-mundo-calendario-maia-2012-e-a-biblia/#. Será muito legal poder trocar idéias com você.
      Abraços e que Deus lhe abençoe!



      1. Wilian

        Eu acho que o mundo ia acabar e nao acabou