Espectador das tragédias?

É assustador o que o que a chuva está fazendo no Rio de Janeiro, especialmente em Niterói. Dias atrás o problema era aqui em São Paulo. Antes foi Santa Catarina. E, assim vamos, de tragédia em tragédia. Com o risco da conformidade e insensibilidade diante de calamidades e atrocidades.

No meu momento com Deus, nessa madrugada, li um texto onde grifei algumas citações da escritora norte-americana, Ellen White. Ela aborda com propriedade assuntos escatológicos. Apesar de ter vivido no século 19, suas milhares de páginas, traduzidas em praticamente todos os idiomas do planeta, expõem com impressionante clareza profética o quadro dos tempos em que vivemos.

Referindo-se a retirada do Espírito Santo da Terra, próximo ao fim, ela cita o aumento das tragédias naturais e o desequilíbrio social. Esses sinais seriam mais freqüentes e intensos (Lucas 21:28). “O refreador Espírito de Deus está agora mesmo sendo retirado do mundo. Furacões, tormentas, tempestades, incêndios, inundações, desastres em terra e mar, seguem-se um ao outro em rápida seqüência… Os homens não discernem as sentinelas angélicas que retêm os quatro ventos para que não soprem sem que os filhos de Deus estejam selados, mas quando Deus mandar que Seus anjos soltem os ventos, haverá uma tal cena de luta que pena nenhuma poderá descrever” (Testemunhos para a Igreja, vol. 6, p. 408).

No clássico “O Grande Conflito”, página 613, a mesma autora revela que “Satanás mergulhará então os habitantes da Terra em uma grande angústia final. Ao cessarem os anjos de Deus de conter os ventos impetuosos das paixões humanas, ficarão às soltas todos os elementos de contenda. O mundo inteiro se envolverá em ruína mais terrível do que a que sobreveio a Jerusalém na antiguidade”.

Por último, no “Beneficência Social”, páginas 135 e 136, White declara: “Aproxima-se o tempo em que grandes cidades serão varridas, e todos devem ser advertidos desses juízos por vir. Mas quem está dando para a realização desta obra o integral serviço que Deus requer? … Atualmente nem uma milésima parte do trabalho a ser feito nas cidades o está sendo, e isso seria feito se homens e mulheres cumprissem o seu inteiro dever.”

Vivemos em um tempo singular na história da humanidade. As profecias cumprem-se diante de nossos olhos. A indiferença e a descrença estão por toda parte, inclusive dentro das igrejas. Os alarmistas de plantão, no outro extremo, também. Tudo isso resultado, entre outras coisas, da falta diária de comunhão com Deus e estudo diligente da Bíblia. Enquanto isso, vidas preciosas morrem vítimas da violência, das tragédias e do descaso. E, talvez, sem esperança.

Enquanto tudo isso acontece ao meu redor, o que tenho feito? O que poderia fazer com mais determinação e eficácia? Não posso ser um mero e negligente espectador diante das cenas finais da história humana. Tenho pedido para que Deus me faça entender e aproveitar todas as oportunidades para ser um instrumento de esperança em meio ao caos.

Amilton Menezes

Comente


  1. ronivon g souza

    jesus desse orai e vijiai porque nao sabes nem o dia e nem a hora que a de vim o filho do homem



  2. Roberto

    Tragédias sempre aconteceram e acontecerão enquanto Deus quiser
    Só êle, têm o poder de evitá-las! Quanto ao fim do mundo também
    só Deus poderá determinar;pois é o Criador desse mundo que não
    conhecemos e pouco entendemos sôbre vida e morte e o porque!



  3. LUIZA

    Eu ñ sei se o mundo vai ou ñ acabar em 2012 mais acabar eu tenho certeza que todos aqueles que merecem DEUS irá com certeza proteger ” E QUE SEJA O QUE DEUS QUIZER ”.



  4. joao victor rodrigues andre

    tudo e do pai toda honra e toda gloria e dele a vitoria alcansar em minha vida tudo e do pai se sou fraco e pecador bem mais forte ao meu senhor que me cura por amor



  5. joao victor rodrigues andre

    eu creio muito em Deus e eu acho que a tragedia nao ira se repetir nunca mais e eu fiquei vivo graças a DEUS amem



  6. irmão leitor

    Notem os amigos que, geralmente, o nome de Deus é citado em artigos sobre tragédias, guerras, sofrimento e morte. Principalmente a manchete, o título. Agora, Satanás é normalmente deixado de lado.

    O parágrafo 4 deste artigo é claro sobre a origem do pecado e dos resultados que o pecado produz. É o pecado que gera morte. DEUS É VIDA!

    A Bíblia inicia assim: “No princípio criou Deus os…” Portanto, leiamos a Bíblia toda com esse fundamento: Ele é CRIADOR.

    Permitam-me participar com vocês mais um texto do Espírito de Profecia:
    “Foi-me mostrado que os juízos de Deus não viriam sobre eles diretamente da parte do Senhor, mas desta maneira: eles se colocam além de Sua proteção. O Senhor adverte, corrige, repreende e indica o único caminho seguro; então, se os que têm sido objeto de Seu especial cuidado seguirem seu próprio rumo, independentemente do Espírito de Deus, e, se depois de reiteradas advertências resolverem fazer sua própria vontade, Ele não encarregará Seus anjos de impedirem os decididos ataques de Satanás contra eles… Os ímpios passaram os limites de seu tempo de graça; o Espírito de Deus, persistentemente resistido, foi, por fim, retirado. Desabrigados da graça divina, não têm proteção contra o maligno” (EVENTOS FINAIS – 2ª edição. Pág. 242 / 17 – As Sete Últimas Pragas e os Ímpios).

    Também geral e normalmente, somos seletivos em nossas leituras e concepções. O problema é que tendemos a escolher o negativo. Então, cada vez que encontramos textos que dizem ser Deus o autor de matanças, embora haja os que dizem que Deus não muda em absolutamente nada, é mais forte para nossa tendência voltar a pensar nEle como matador.

    Sejamos lógicos: quem tem interesse que pensemos em Deus como um Pai vingativo? E, pensando assim, que garantias tenho de voltar aos braços do Pai?



  7. helane suelem

    As pessoes querem saber de divertimentos.Dinheiro pra eles é tudo.NA visão delas esses acontecimentos é ”normal” , até mesmo para alguns adventistas,eles estão tão acostumados de ouvir falar de terremotos,inundaçoes que não percebem ai os sinais da volta de cristo.Estão completamente cegos.Acho que ta na hora do povo , aqueles que dizem ser adventistas do sétimo dia, de despertarem para a realidade, acordarem pois Jesus esta voltando.



    1. carol

      oiiiiiiiiii
      tudo bem com vc



  8. ivan

    A VERDADE QUE O HOMEM POUCO TEM FEITO,ISTO INCLUI EU E VC TBEM,ENTAO COMO O HOMEM SO PENSA EM SI PROPRIO E EM ESTATISCA FINACEIRA.
    O SEGREDO E ACEITAVACAO QUE DEUS REGE ESTE PLANETA ,E ALEM DISSO OBEDECER AS LEIS QUE ELE DEIXOU.
    ACEITAR JESUS COMO SALVADOR E O MINIMO E O INCIO PRA MUDANCA.
    QUANDO AO FIM DESSE PLANETA NAO TENHO DUVIDA.FAZER OQUE?
    ENTREGA TOTAL,ISPIRITUALMENTE FALANDO,GENTE ACORDEM..ESTAMOS DORMIND AINDA.
    ESQUECAM A CARNE.VAMOS NOS ESFORCARMOS PRA ESTARMOS JUNTO COM JESUS CRISTO.
    AGORA SE ESTE DEPOIMENTO SERIVR PARA SUA VIDA ACEITE JESUS CRISTO E AS LEIS DEIXADA PRO DEUS ATRAVES DE MOISES,FAZENDO ISTO SERA VITORIOSO .



  9. JE

    sabe que em , joão14:32 diz. CONHECEREIS AVERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARA , com os acontecimentos que tem acontercido no mundo ovil que o fim do mundo esta procimo temos que nos arrepender dos maus caminhos e nos rrendermos aos pes de jesus?……



  10. jean

    EU afirmo que DEUS tem tido misericordia de todos nòs eu tenho uma temencia ao pai celestial eu em minhas oracões tenho pedido para DEUS que venha ter misericordia do mundo mais na minha opinião as pessoas tem que se toca que so DEUS e DEUS e parar de brincar com a cara de DEUS , DEUS não e briquedo em ;joão 6 14 diz
    SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA NIGUEM VEM AO PAI SENÃO POR MIM…



  11. saiomao

    Baseado em fatos referentes a tudo que a bíblia diz a respeito do fim dos tempos, pelas profecias bíblicas para pós fim dos tempos, e pelas visões, creio eu que o principal fatos das tragédias locais está sendo o cumprimento da profecia escrita em Ezequiel caps. 38 e 39. E as tragédias e catástrofes irão continuar até a consumação dos tempos., o pior está por vir.



  12. osmar

    a grande questão é que tudo o que foi tirado da natureza ela esta requerendo de volta daqueles que roubaram , o homen foi criado para cuidar da natureza mas ele com sua ganancia a usupou , agora vem sa consequencias .