Desvendando as 7 Trombetas

Apocalipse 8-11

 

A fim de criar um cenário próprio para o toque das trombetas, Deus primeiramente nos transporta para o santuário celestial.

O profeta viu no santuário, um altar de ouro e um Anjo com um incensário de ouro para oferecê-lo com as orações dos santos. Em seguida o Anjo encheu o incensário de fogo e atirou para a terra. (Ap. 8:3-5)

O anjo é Jesus Cristo e o incenso representa a sua obra de intercessão pelos pecadores arrependidos. Ele diante do Pai perdoa o arrependido e o reveste com sua justiça.                     (Rom. 8:34; ICo. 2:1)

Uma cena diferente acontece. O Anjo (Jesus) enche o incensário de fogo e não adiciona incenso. Atira o fogo para a terra. É o fim da intercessão de Cristo em favor da raça humana. O fim da graça. (Ap. 8:5)

Os trovões, vozes, relâmpagos e terremotos que ocorreram, descrevem os acontecimentos da sétima trombeta e da sétima praga. (Ap. 8:5; 16:17,18).

A trombeta era usada pelas nações antigas, especialmente pela nação de Israel para anunciar um grande acontecimento. Geralmente, comunicava guerra ou perigo (Jr. 4:19)

No Apocalipse as trombetas representam os juízos de Deus sobre o mundo rebelde. E Deus, muitas vezes, utiliza as guerras e as investidas políticas para o cumprimento do seu propósito.

Nos 7 selos, a Igreja de Deus está sendo perseguida pelo mundo e por Roma. Nas 7 trombetas, Deus revela o que vai acontecer com o mundo, começando com o Império Romano.

As 3 primeiras, aplicam-se a queda do império romano ocidental em 476.

As 3 seguintes, aplicam-se a queda do império romano oriental em 1453.

A última aplica-se a queda do mundo; a Volta de Jesus.

 

A primeira trombeta (8:1-7)

 

  • Chuva de pedras com fogo e sangue
  • Terça parte da terra queimada

 

Chuva de pedras com fogo e sangue. (v.7)

Um exército chamado Visigodo sob o comando do general Alarico, resolve invadir o Império romano Ocidental. Começando em 396 d.C., os visigodos conquistaram a Trácia, a Macedônia e a Grécia, na parte oriental do império. Depois desceram dos Alpes e saquearam a cidade de Roma em 410 d.C. Queimaram cidades e campos.

 

Queimada a terça parte da terra (v7)

Esta fração ocorre repetidamente no Apocalipse e significa uma grande porção.                                          (Ap. 8:8, 9, 11, 12; 9:15,18; 12:4)

 

A Segunda Trombeta (8:8-9)

 

  • Grande montanha de fogo atirada no mar.
  • A morte da terça parte dos animais marinhos e das embarcações.

 

A grande montanha de fogo ao mar (v.8)

Esta segunda trombeta descreve uma guerra marítima. Um segundo exército chamado Vândalo sob o comando de Genserico no ano de 428. Um dia, através do Mediterrâneo, invadiu Roma e levou milhares de prisioneiros, inclusive o imperador possuía filhas.

 

A grande montanha de fogo ao mar (8:8)

Roma possuía 1.300 navios. Muito mais do que os vândalos possuíam. Assim resolveram entrar em batalha.

 

Genserico reuniu alguns navios carregados de combustível, e rebocou-os para o meio dos navios romanos, incendiando e destruindo naquela madrugada mais de 1.100 navios romanos.

 

A grande montanha ao mar (8:8)

Genserico, líder dos vândalos, era um predador humano. Sua base naval era no Norte da África. Ele navegava constantemente para a região costeira romana para guerrear. Um dia, um de seus navegadores perguntou: “Para onde nos dirigiremos hoje?” “contra aqueles com os quais Deus está irado”, respondeu Genserico.

 

Genserico estava correto?

 

Uma grande montanha ao mar (8:8)

Assim como a Assíria e Babilônia, muito tempo antes, Roma também havia castigado o povo de Deus. E como a Assíria e Babilônia, Roma por sua vez, teria que ser punida, também.

 

A TERCEIRA TROMBETA (8:10-11)

 

  • Uma grande estrela de fogo cai sobre a terra.
  •  Nome da estrela é Absinto.

 

Uma grande estrela de fogo cai na terra (8:10)

A terceira grande invasão que o Império romano ocidental sofreu veio da parte do exército Huno. Esta estrela que caia ardente sobre a terra é universalmente conhecida como o rei Átila dos hunos. Átila era um pagão que se intitulava “flagelo de Deus”. Sua maior batalha foi em 451 d.C. Onde morreu 200.000 de seus 700.000 homens.

 

Uma grande estrela de fogo cai na terra (8:10)

Os sodados de Átila abriam cicatrizes nas faces para aumentar sua aparência de terror. Átila não invadiu o Império romano propriamente, mas suas destruições ajudaram a desmoroná-lo. Este astuto e ousado líder vangloriava-se de ser rápido para atacar e fugir dos inimigos. Ele dizia de si mesmo: “Por onde eu e minhas tropas passam a relva jamais volta a crescer”.

 

A estrela é “Absinto”

Absinto é uma planta bem amarga que produz um suco venenoso. Isto reflete muito bem as amargas consequências dos ataques de Átila.

 

A QUARTA TROMBETA (8:12-13)

 

  • A terça parte do sol, lua e estrelas escurecem.
  •  Uma águia voando com 3 ais.

 

A terça parte do sol, lua e estrelas escurecem (8:12)

No ano 476, Odoacro, rei dos Hérulos, declarou que o nome e a função do imperador romano deviam ser abolidos. O senado curvou-se em submissão, e assim Rômulo Augusto, o último dos governantes romanos, foi destronado. O sol romano escureceu.

 

Os 3 Ais da Águia (8:13)

Os 3 ais da águia revelam a natureza mais severa da quinta e sexta pragas.

 

A QUINTA TROMBETA (9:1-12)

 

Gafanhotos do poço do abismo

Nesta quinta trombeta, se cumpre o surgimento e desenvolvimento dos árabes. A Arábia tem sido chamada “o poço do abismo”. Por causa dos seus desertos e áreas vazias. Foi na Arábia que o maometismo surgiu e se espalhou como “fumo”. Esta fé falsa e fanática ameaçou obscurecer de uma vez a luz do evangelho.

 

Aplicando os eventos históricos da invasão às palavras desses versos, eles ficariam assim:

Vindos do deserto, os árabes invadiram Roma oriental.

 

Os guerreiros eram cavaleiros habilidosos. Com longos cabelos projetando-se de seus turbantes, eles cavalgavam diretamente sobre o inimigo, então guinavam para o lado e fingiam retirar-se.

 

Quando o inimigo em perseguição ficava logo atrás deles, esses guerreiros se viravam no lombo dos animais e lançavam uma verdadeira chuva de flechas sobre o inimigo.

 

A habilidade e rapidez desses exércitos fizeram com que fossem comparados a gafanhotos que assolavam a terra ou a escorpiões que picavam, envenenavam e matavam.

 

Nas profecias do Apocalipse quando há redução aplica-se o princípio dia ano estabelecido para profecias simbólicas (Números 14:24; Ezequiel 4:6-7).

 

Utilizando o princípio dia ano estabelecido para profecias bíblicas simbólicas, os cinco meses de tormenta representam um período de 150 anos (5 meses x 30 dias = 150 dias ou anos).

 

A data inicial fixada para esse período é 27 de julho de 1299, quando os turcos otomanos lutaram na batalha de Bafeum, próximo à Nicomédia. A data de encerramento foi 27 de julho de 1449.

 

O verso 6 indica que por causa do sofrimento produzido pela guerra, muitos prefeririam morrer, mas teriam de sofrer por um tempo.

 

O tempo de conquistas e domínio árabes era de muita dor.

 

Sexta Trombeta: Os Anjos do Eufrates

 

Apocalipse 9:13-21 (ler o texto)

 

Essa trombeta anuncia eventos que são a continuação da invasão otomana no império romano. A aplicação histórica dos símbolos é a seguinte:

 

Os símbolos aplicam-se ao contínuo conflito entre turcos otomanos e Roma. O número dos invasores, o fogo, a fumaça, o enxofre, a destruição da terça parte da humanidade – todos eles referem-se a lutas e destruição.

 

O tempo de uma hora, um dia, um mês e um ano tem sido interpretado segundo a perspectiva histórica como 391 anos, a partir da data fornecida pela quinta trombeta. Isso nos leva a 11 de agosto de 1840, o fim do império otomano.

 

Os versos 20 e 21 apontam os pecados dos romanos que não foram mortos nas invasões.

 

Quais foram eles?

Idolatria, assassinatos, feitiçarias, prostituição e furtos

 

Mesmo os juízos sofridos durante as trombetas não produziram amplo arrependimento ou reforma entre os cristãos daquele tempo.

 

Há algum pecado em particular ou grupo de pecados que tem estorvado sua vida? Você deseja romper com um hábito, mas cada vez que acha ter conseguido a vitória, comete pecado novamente.

 

Jesus promete-lhe vitória. Eis razão de Ele ter deixado o Céu e vindo a este mundo – Cristo Se importa com você. Há vitória em Jesus! Peça-Lhe que a conceda. Ele está disposto a ajudá-lo.

 

A SÉTIMA TROMBETA

 

Apocalipse 11:15-19 (ler o texto)

 

A trombeta soa e potentes vozes celestiais proclamam as boas-novas. “O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do Seu Cristo, e Ele reinará pelos séculos dos séculos.” (verso 15).

 

A história terrestre atinge seu clímax. Deus põe fim ao governo das nações que perseguiram e oprimiram Seu povo, e estabelece um reino de paz e justiça.

 

Ninguém jamais distorcerá novamente a imagem do Deus de amor e graça.

Qual é a imagem de Deus que você tem?

Ele quer colocar um ponto final em todo o sofrimento humano.

Hoje Deus quer te dar uma nova vida.

Comente


  1. juciara

    que orro;



  2. euteamo123

    eu acredito nisso dai e a mais pura vdd



  3. adenildo

    Ta muito simples isso ai meu amigo só acho que não e tão simples assim



  4. Weverson

    Estive curioso por descobri esta parte de apocalipse,mas andei observando Mateus ,e acho ter fundamento,muitos podem não acreditar,os visigodos sei que existiram e invadiram o império romano que era grande ,porém com suas fronteiras frágeis…preciso estudar mais….até chegar a uma certeza..na paz irmãos.



  5. leandro

    a parte dos gafanhotos são na verdade helicópteros apache



  6. Andre Luiz

    Nota Zero em exegese amigo, esses serão acontecimentos futuros, a grande tribulação como Jesus disse será de maneira que nunca houve na terra.



  7. Andre

    Não acredito, não faz sentido essa explicação. Faz sim sentido todas essas trombetas estarem ainda para acontecer.



  8. matheus

    ninguem sabe so deus sabe oque ele pretende a fazer no apocalipse os cientista nao sabe de nada so deus sabe oque vai acontece no nosso futuro mais ninguem vcs nao pode fica botando essas coissas so deus sabe oque vbai acontece



  9. Thiago

    Gostaria de fazer somente uma pergunta. Se os acontecimentos referentes às sete trombetas já aconteceram, então há tempos a porta da graça já está fechada? Pelo menos foi o que deu a entender quando lemos logo no inicio, que diz que Jesus enche o incensario de fogo e o lança para a terra, significando o fim da intercessão. Vale ressaltar algo importante: Os acontecimentos referentes às sete trombetas se encontram em datas dentro do período profético das 2300 tardes e manhãs (Daniel 8:14), de 457 a.c terminando em 1844, o que ficou conhecido como o ano do desapontamento, no movimento millerita.

    Se em 1844 Jesus passou do lugar Santo para o Santíssimo no Santuário Celestial, portanto o início de Sua intercessão, e as trombetas compreendem datas anteriores a 1844, como afirmar que Jesus lança o incensario para a terra indicando o fim da intercessão?

    Não é uma afronta, apenas gostaria de compreender isso que não ficou muito claro para mim. Desde já agradeço.
    Que Deus continue a nos abençoar e nos mover para estudar Sua Palavra.



    1. ligia

      Olá, Thiago.
      Espero que o artigo abaixo ajude a esclarecer melhor o assunto:

      “Porta da Graça” é uma expressão usada pelos Adventistas para se referir ao encerramento do tempo de graça dado à humanidade para que se arrependa dos seus pecados e volte-se para Deus.
      Este “fechamento da porta das oportunidades” ocorrerá no futuro quando Jesus terminar Sua obra no Santuário Celestial e sair de lá a fim de nos buscar (ver Daniel 12:1, 2). Assim, a porta do Santuário Celestial – onde Cristo intercede – será fechada. O período de fechamento da porta da graça está registrado em Apocalipse 22:11, onde Deus diz que o injusto poderá continuar sendo injusto e o justo sendo justo, pois, o tempo acabou: “Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.”
      O fato de que Cristo virá para “dar a cada um segundo as suas obras” (Mateus 16:27, 24:30-31, Apocalipse 1:7, 6:14-17, etc.) indica que Ele já terá decidido todos os casos, ou seja, quando voltar para buscar os justos, certamente a oportunidade de salvação terá terminado; cada ser humano terá feito sua escolha.
      Um exemplo bíblico que ilustra muito bem este acontecimento do “fechamento da porta da graça” encontramos nos dias de Noé no período do dilúvio. Durante 120 anos Noé pregou ao povo para que se arrependesse e, infelizmente, não aceitaram. Da mesma forma que as pessoas que não aceitaram a pregação “ficaram de fora” depois de a porta da arca ter sido fechada, acontecerá quando Jesus voltar; alguns vão querer “entrar pela porta” da salvação e não poderão, pois o tempo já terá encerrado.
      “Não haverá um tempo de graça depois da vinda do Senhor. Os que dizem que haverá, estão enganados e iludidos. Antes que Cristo venha, a situação será semelhante à que existiu antes do Dilúvio. E depois que o Salvador aparecer nas nuvens do Céu, ninguém terá outra oportunidade de obter a salvação. Todos terão feito suas decisões.”
      HOJE (Hebreus 3:13; 4:7), todos têm a oportunidade de ir a Cristo, nosso Salvador e Sumo Sacerdote (Hebreus 8:1, 2), a fim de receber perdão dos pecados (1 João 1:9). Cristo sente muita alegria em perdoar Seus filhos e em dar-lhes poder para que sejam obedientes (Isaías 1:18; Filipenses 2:13). Vá a Jesus do jeito que está (1 João 2:1) e comungue com Ele por meio do estudo da Bíblia (João 5:39) e da oração (João 15:16, 17). Dessa maneira, você sentirá a maravilhosa transformação realizada por Ele em seu interior (2 Coríntios 5:17) e irá iluminar a vida de muitas pessoas por meio da sua conduta (Mateus 5:13-16).



  10. Josué

    Esse texto é muito errado!
    Nun tem nada q se possa confiar..
    É bem inteligente e astuto”
    No fim d apocalípse avisa umas coisas ruins pra qem destorce este livro
    Tolinho qem escreveu, coitado d vc..
    Se eu fosse vc ia pedir perdao a deus
    A paz do senhor”
    Nao qero provar nada d minhas palavras só tenho certeza do q falo,se n qerem acreditar”uma pena!!”



  11. thiago

    Essa interpretação não se relacionada com catástrofes, em 2011 varias espécies de animais terrestres e marinhos apareceram mortos em todo o planeta,e ninguém conseguiu explicar este evento misterioso.



  12. Mitz

    O que muit gente nao entende, eh que a interpretacao correta das profecias tem que ser Historista e nao Futurista e nem Preterista.



  13. Patricia Skibinski

    só quero fala uma coisa, ODEIO PESSOAS QUE DUVIDA DE DEUS, …. Mano? ta com duvidas? Vai le a biblia, pede ajuda caramba…..

    nao fica falando oque nao sabem……

    Deus é deus …. ninguem tem que entender Deus, ele é oque é …..

    Deus vai voltar, a biblia diz isso….. se tem gnt que nao acredita em Deus espera pra ver :) , ou entao acredita naquelas merdinha de gnomos , e extra terrestres….. affs….

    Le a biblia, vai na igreja tire suas duvidas e entregue sua vida pra Deus… e espera Deus volta…. mais casse ele antes , pq depois Vai SER TARDE DE MAIS…..

    SHALON DE ADONAI ESTAJAO COM VOCEIS…
    ( que a paz do senhor estejao com voceis. )



  14. GGN

    Deus está comigo



  15. Matheus N

    Gente não sei ao certo mas as trombetas 1,2 e 3 já tocaram
    1-Os desmatamentos
    2-A Poluição das águas
    3-Um Meteoro que passou perto da terra
    4-Um futuro eclipse (talvez no dia:18 de outubro/3 de novembro/
    15 de abril de 2014/8 de outubro de 2014)
    Pensem nisso… o homem está destruindo a terra e isso é um sinal claro que Jesus está voltando.



  16. ?????

    Já cansei de escutar isso, nunca aconteceu nada na minha vida, o mundo continua a mesma desgraça de sempre.



  17. IRANI

    NÃO PERCAMOS TEMPO FALANDO PALAVRAS TORPES…. VIGIEMOS A CADA DIA MAIS PORQUE O MESTRE JA ESTA AS PORTAS PARA VIR BUSCAR OS TEUS ESCOLHIDOS
    LEIAMOS A BIBLIA E ANDEMOS COM RETIDÃO EM CRISTO… POIS ELE VIRA PARA ACABAR COM TODA A INIQUIDADE DESTE MUNDO…. E AI DAQUELE QUE CONHECE A VERDADE E NÃO A PRATICA
    #VIGIAI E ORAI PARA QUE NÃO CAIAS EM TENTAÇÃO.
    DEUS NOS AMA E QUER NOS SALVAR



  18. selma-vianapa@hotmail.com

    Nunca se falou tanto em JESUS o filho do Homem,,,,,E as trombetas ?Pode causar medo.Pedra Azul MG



  19. MARCELO SILVERIO MACHADO

    DESEJO UM ESTUDO COMPLETO SOBRE AS 7 TROMBETAS DO APOCALIPSE.



    1. ligia

      Oi, Marcelo,
      Muito obrigada por sua visita em nosso site. Por causa de um problema de invasão só conseguimos responder às mensagens agora. Desculpe-nos o transtorno.
      Para receber estudos gratuitos na sua casa basta acessar o site: http://www.novotempo.com/arenadofuturo, preencher o cadastro com seus dados e aguardar o envio pelos Correios.
      Abraços e que Deus lhe abençoe!



  20. priscila oliveira

    deus esta por vir gracas a ele vamos teer paz nesse mundo. e se deus quiser eu sera arrebatada



  21. Taiza Meira

    Tipoooo assim niiinguem teem oo podeer de Deeus para saber c o mundo vai acabar ou não,agora vocês acha se o mundo os povo ia saber o dia o ano e a hora,qe eu saiba Deeus não vai vir aqui na terra para avisar c o mundo vai acabar ou não,agora o idiota que for acreditar nisso se toca ne gente vocês acham que agente ia ficar sabendo quado o mundo ira acabar,vocês podem acessar qualquer site vocês não vão saber a resposta certa,pode até encontar um site que fala que vai acabar,mas alguns sites fala qe vai acabar outros fala que não vai acabar então não tem como saber a resposta,até pode ser que a biblia esteja certa mais eu acho que não está,e isso não significa que eu não acredita em Deus mais mesmo assim a minha opnião se o mundo acaba foi uma escolha de Desu nós não podemos fazer nads agora se o mundo não acabar blz a escolha foi de Deus,E essa foi minha dica para os idiotas que acreditam que o mundo vão acabar no dia 21 de dezembro de 2012 as 12:00 horas da manhã.o:’



  22. Denny Borges

    Como citou “Ruy” “soará uma trombeta após a outra”. No Apocalipse existem 4 cadeias proféticas de “7″: 7Cartas e 7Selos (historicismo) de 0 d.C à volta de Cristo ; 7Trombetas e 7Pragas (após o fechamento da porta da Graça) ainda vão ocorrer. Me admiro que alguns teólogos Adventista “forçam a barra” para interpretar as trombetas, julgando-as serem ataques tribais na idade média. Na segunda trombeta “uma montanha ardendo em chamas é atirada no mar”, o Apocalipse é um livro simbólico, MONTANHA = REINO, PAÍS cf Sl 30:7 e Dn 2:35 ; MAR = POVOS Ap 17:15, que são atingidos pela guerra, não um ataque marítimo medieval. Estrela = Anjo cf Ap 1:20, não soldadas de Átila (3ª trombeta). Trombetas e pragas, uma “simbiose” profética como 7igrejas e 7selos, cada qual em sua esfera, porém com mesma crolonogia. Os símbolos profético são revelados pela própria bíblia, assim como suas questões gerais. Tanto nas trombetas como nas pragas suas “ações” são simbólicas, e suas “reações” ou consequências, literais.



  23. Leidiane

    A paz à todos. Só quero deixar um conselho à quem escreveu isto. Vigiai e orai.



  24. rosi

    amém



  25. Luana de Jesus

    seus bandos de duvidosos, como é que pode duvidar daquele que deu a vida por ti , e outra, aquele que da a palavra ao contrario do que esta na bíblia, é considerado falso profeta !



  26. Vagner

    O cambada de gente boba ué nao averá carimbo nao só avera morte desespero e muita coisa q é inacreditavel eo q nao tiver a marca de deus em suas testas nao merecerá a compaixao de jesus cristo estao me entendendo mas eu pesso a vcs q andem na linha com o senhor jesus e q vcs nao desviem do caminho dele pq eu nao sei se vcs sao ou nao batizados nas aguas mas depois q nos batizamos nois passa a morrer para este mundo e ter uma nova vida com o senhor jesus entao meus amigos eu os pesso q juntos ao senhor jezus seremos um só!!!!!!! Xau xau um abraço para todos vcs e q a graça de deus estejam com todos vós amém.



  27. Regina

    DEUS

    estamos vivendo a mesma coisa no tempo de Noé…gente vamos ter entendimento nas coisas de DEUS…pelos alguns estudos BIBLICOS o falso messias terá o DNA do VERDADEIRO JESUS…



  28. Ailton França

    A compreensão desse assunto respeita as leis interpretativas que a compreensão de qualquer outro assunto bíblico tem que respeitar: primeiro, devemos levar em conta que nosso Deus não pode se contradizer, pois Ele é perfeito, não muda,não mente, nem se arrepende; em consequência disso,a Bíblia, que é resultado de sua inspiração, também não pode se contradizer; em segundo lugar, a Bíblia é a fonte da verdade; isso significa que não precisamos, nem devemos,adaptá-la a nossas próprias crenças, ou a crenças populares,ao contrário, nossas crenças é que têm que se submeter a ela; depois,a Bíblia é sua própria intérprete: o seu próprio contexto,literário ou histórico, ou outras passagens da própria Escritura esclarecerão seu sentido, não nossa insignificante e corrompida opinião pessoal.
    Conclusão: não devemos pôr a Bíblia contra a própria Bíblia, endossando certa interpretação de uma passagem difícil que vá completamente contra o que uma outra passagem diz claramente.Por exemplo, a afirmação de que o anjo intersessor de Apocalipse 8 não é Jesus vai completamente contra o que diz I Tim 2:5, “… há UM SÓ mediador entre Deus e os homens, JESUS CRISTO,homem.”
    Em Apocalipse 1 diz que esse livro foi escrito para mostrar aos seus servos coisas que em breve deveriam acontecer. O livro foi escrito primeiramente para os cristãos de sua época, os quais necessitavam de consolo e esperança a respeito das perseguições que estavam sofrendo pelos romanos.É natural a conclusão de que o cumprimento dessas predições tenha começado logo depois que foram feitas,a séculos atrás, e culminará na volta de Jesus,no juízo final e na eternidade. Deus mostrou o que aconteceria com Seu povo e com seus perseguidores, os romanos e, apartir daí, o que sucederia até o fim. O que ainda está diante de nós é o decreto da besta, as sete pragas,a volta de Jesus em poder e glória(e todo olho verá,Apoc 1:7),o milênio,o juízo final e o Novo Céu e a Nova Terra ,nessa ordem.



  29. IVANETE

    tudo isso é vrdade e não há mais tempo de duvidar ou não querer acreditar poia Jesus est´s voltando e quem não estiver praparado vai ficar e triste daqueele que ficar pois vai sofrer muito no inferno. mesmo que muita gente não acredite que jesus vai voltar mais concertezaza ele vai voltar.



  30. Joana Darc

    Jesus é tudo para mim, sem ele não tem o porquê viver. Creio em suas palavras, ele é o altíssimo todo poderoso. Amém!



  31. Joana Darc

    Só sei que não quero estar aqui quando as trombetas tocarem, quero estar junto do pai. Amém.



  32. Carlos

    Eu quero saber se quando a trombeta toca os cristao ainda vao esta aqui, mas quero que me mostre na biblia alguma coisa por que uns dizens que vao esta aqui outros dizens que nao eu quero sabe ja procurei na biblia mas nao encontri algo que mostre claramente .. brigado espero a resposta ….



  33. claudiof

    Acreditem todos, querendo ou não Jesus está voltando para cumprir o que foi determinado por Deus. Lembrem-se: Noé avisou a muitos, porém riam e se divertiam até a palavra de Deus se cumprir. Então, nós que cremos, devemos levar o evangelho à todos por que o tempo está próximo e o Juízo de Deus não é juízo de homem.
    Amém.



  34. creciano

    gente,vocês tem o vindo que ouça jesus não vai volta por isso que nos temos que escolher,ele deu a nos esse direito,aquele que prevalecer até o fim.O mundo não vai acaba,sim para aquele que deixa a carne.Ante cristo é aquele que nega a ezistencia de jesus deus.;;;;;MEUS FILHOS EU NÃO QUERO SACRIFÍCIO QUERO CARIDADE.;;;;;o sabios não fica sabios falando sim ouvindo./?A paz esteja contigo+



  35. ANDERFRANK

    MEU DEUS!EU CREIO QUE VAI SER ASSIM MEISMO.O QUE TEM DE ANTI CRITO PORAIDEUS QU MI LIVRE



  36. Janete

    Gente, agente ouve muitas barbaridades e deboches sobre o que está escrito no livro da vida, mas uma coisa é certa Jesus está voltando e ai daquele que hoje debocha. Já estamos sim no apocalise, tudo que está acontecendo por aí não é acidente da ciência ou sei lá de quer, gente é Jesus voltando. Sede sábios para entender,satanás está querendo dominar o mundo. É uma pena que só quem busque e conheça a palavra possa entender, seja breve em viver para O Senhor para não sofrer como o rico qe humilhava lázaro,pois ninguém poderá voltar para avisar aos seus.Procure conhecer a verdade e a verdade vos libertará,não são minhas estas palavras mas do livro da vida.
    Na paz.



  37. Ricardo Prado

    Vou deixar um comentário nesta pagina para todos os cristãos.
    “E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
    Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.
    Mas todas estas coisas são o princípio de dores.
    Mateus 24:6-8
    OU SEJA, nada do que esta escrito acima esta certo, o que temos que ter em mente é O FIM ESTA PROXIMO, e quando tocar a primeira trombela nos devemos estar preparados, para negar a marca da besta e ter o encontro com o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
    Pensem nisso e qua a paz do nosso Senhor Jesus Cristo estejam com todos vcs.



  38. evando ferreira

    caio,caio a babilônio…



  39. WILSON KASPARY

    A PAZ DE CRISTO,com a evoluçao cintifica,e tecnologica,dos ultimos 50 ANOS, O HOMEM tem por um lado se distanciado,DE DEUS por outro lado quem diria ha 50 ANOS atras, que o ser HUMANO poderia se comunicar por pensamentos.ENTAO vai haver UM GRANDE AVIVAMENTO EVANGELICO .para que o maior numero de pessoas possam ser SALVAS.entao VIGIAI E ORAI.



  40. Aldair

    nunca vi tanta besteira escrito



    1. Fabiano

      Cuidado com o que diz, faz muito sentido. Vigiai e Orai.



    2. Graça

      Para mim o texto está bem fundamentado, talvez esteja interpretando de forma errada o que diz, uma coisa é se ler algo e ser crítico, outra é ler e lançar juízos pessoais sobre ela.



      1. kadu

        cuidado com que diz
        vc esta cometendo um grande pecado
        deus esta vendo tudo
        e tudo que tem na blibia é verdade
        e o mundo um dia vai acabar
        e vc ficara na terra
        enquanto vc ver as outras pessoas subindo para o céu
        tome muito cuidado na sua boca



  41. camila

    isso numm he dahora pa fica vendo vcs sabian



  42. elaine roberta

    tudo que fala a biblia e historia deus tava revelando o que iria acontese ele nao ta ti perguntado se vc acredita ou nao e uma
    escolha sua vc te livre arditro vc nao e robo mais deus esc olheu um povo que irria sequilo deus ele te ama mesmo vc duvidado fica com deus



  43. Ruy Portes

    O que esta neste estudo não esta fechando com o Espirito de Profecia. Porque?? O Espirito de Profecia diz:

    Solenes acontecimentos ainda ocorrerão diante de nós. Soará uma TROMBETA após a outra; uma TAÇA após a outra será derramada sucessivamente sobre os habitantes da Terra. Mensagens Escolhidas, vol. 3, pág. 426.



  44. clecio.

    Acredito que já estamos na era do anti-cristo, só falta o carimbo do 666.



    1. alexandre machado

      Não haverá carimbos e sim chips sucutâneos, sem os quais vc não poderá abrir portas e fazer pagamentos pois estes possuem a capacidade de serem lidos opticamente ou scaneados.
      shalom



    2. elaine roberta

      vc espera um carimbo entao vc nao compriendel



  45. Leonardo

    Achei issu Irreal ao q diz na Biblia !
    Os Fatos q O LIVRO de “Apocalipse´´ fala vão alem dessas vagas teorias Humanas!
    De Acordo q está escrito ai As 7 Trombetas já foram tocadas…
    E porque eu ainda não fui Julgado???
    Acho esse Artigo Surreal = Nd Ver com o Verdadeiro Apocalipse!



    1. wesley

      Você nao tem que achar nada, ou vc acredita na biblia por inteiro ou nao. Se vc nao acredita na biblia, nao acredita em Deus.Só acreditamos em Deus por causa da biblia.



      1. wesley

        ô gente boa estamos na época das vacas gordas ainda. O qui tá por vir nao queira estar vivo prá vc ver.

        Toda pessoa que obedecer a Deus será perseguido, isso é fato e é desde a época de cristo,começando com ele.Por isso quem seguir ele é necessário que perca.



        1. ANa luiza

          nada ver só Deus sabi quando



  46. elaine roberta

    cada vez que estudo tenho sertesa do deus que sirvo obrigado por este estudo maravilhoso



    1. gilberto

      por favor gente não acredite em nada dessa tradução sobre apocalipse, a verdadeira interpretação sera revelada para os que crerem em jesus. grandes catastrofes irão acontecer referente ao que diz as trombetas.somente os fieis, e com fé podem ver a verdade camuflada em cada palavra da biblia. em nenhum momento na biblia diz que o anjo com o incenssario é jesus. conhecer a biblia é faciu ser sabio para passa-la sem deixar duvidas não é para muitos



      1. Evangelista Emildo

        Obrigado, por advertir as pessoas em não crerem em tudo que lêm, podemos correr mil anos atrás do entendimento, mas somente aqueles que não se desviarem dos trilhos do entendimento, irão alcansa-lo, porém aqueles que decidirem cortar o caminho para tentar apanha-lo mais enfrente, irão ultrapassar o entendimento e estarão correndo afrente do entendimento, e é isso que se passou aqui com o nosso amado que “interpretou tudo isso”, ele não soube esperar para alcansar o entendimento, talvez porque também não soube pedi-lo, eu passei muito tempo de minha vida tentando entender todo o mistério do apocalipse, depois percebi que não é por muio ler que iria entender, mas sim pelo favor do Senhor que tem o poder de selar as suas profecias, então orei muito nestes últimos meses pedindo a Deus que desatasse os selos destas profecias para mim, e ele está desatando em nome de Jesus, e só posso dizer que nem com toda sabedoria deste mundo, se chegaria até a revelação destes mistério, isso não vem do homem, vem de Deus! Amém



      2. Tiago

        creem em jesus,e conhecer a biblia e facil !!



      3. Mitz

        Caro amigo!!

        Me permita dizer que o seu comentario eh muito pobre. Dizer que o Anjo citado nao eh Jesus, eh desconhecer o assunto. Precisa conhecer o assunto na sua integra que diga-se de passagem, eh muito lindo. Seu comentario esta fora do contexto. Quem esta nesse momento fazendo espiacao e intercedendo em nosso favor, eh Jesus. Portanto, quando o insensario for lancado por terra, significa que Ele estara cessando o seu trabalho em nosso favor e ai, quem for imundo, fique maisimundo ainda e quem for limpo, seja mais limpo ainda. Eh o fim da graca.



    2. josildo mendes de sousa

      Que dizer que tudo já aconteceu no passado e que tipo de profecia é esta.vocês são traumatizados por roma mas, saibam que a prostituta sera odiada pelo ultimo poder terreno,uma espécie de imperio romano unificado com a sede em jerusalem.logo após a terceira guerra mundial.