Destruições naturais ou provocadas?

terremoto-fim do mundoA crise ambiental está na pauta mundial nos últimos anos. Não apenas por causa do propagado aquecimento global que seria ou será, dependendo da ótica científica, fator de destruição gradativa e progressiva do planeta em que vivemos. Mas a ocorrência de diversas situações de desequilíbrio climático, em média e grandes proporções, em diferentes pontos do globo tem preocupado as autoridades. No final de ano, grandes nevascas assolaram os países localizados no Hemisfério Norte como os Estados Unidos, Canadá e várias nações europeias, enquanto no Brasil, por exemplo, as chuvas intensas são responsáveis por destruições permanentes. Tenho lido que especialistas em meteorologia concordam que tem chovido, além do normal, em vários estados brasileiros, e os resultados são vistos: enchentes em São Paulo, Minas Gerais, fortes ventanias em Santa Catarina e Rio Grande do Sul e agora deslizamentos graves no Rio de Janeiro. O saldo tem sido o de vários mortos, muitos feridos e um grande número de pessoas desabrigadas ou desalojadas. Em 2009, foram registrados 245 desastres naturais, abaixo da cifra mais alta da década, de 434 ocorrências em 2005, conforme informou a Estratégia Internacional para a Redução de Desastres da Organização das Nações Unidas. Dos 245 desastres, 224 estavam relacionados com o clima e causaram cerca de 7.000 das 8.900 mortes, segundo dados preliminares.

Mas qual a relação desse panorama desanimador e a vida de um cristão? Os cristãos têm compromisso com a preservação deste planeta de alguma maneira e poderiam estar sendo, também, omissos nesse papel? Estima-se que, na capital paulista, pelo menos 70% dos alagamentos aconteça por entupimento de bueiros com lixo. O mesmo deve ocorrer em outras cidades.

Curioso é perceber o direcionamento bíblico para o conceito de que o ser humano é responsável pela administração do que foi criado por Deus. Inclusive por seu próprio organismo. Comecemos pelo período imediatamente após o ato criador. Após criar o homem, é dito que Deus, no versículo 28 do primeiro capítulo de Gênesis, deu a seguinte recomendação a Adão e Eva: “…dominai sobre os peixes do mar, sobre todas as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra” (Almeida, Edição Contemporânea). A palavra dominar indica um controle e um gerenciamento em relação à natureza. E gerenciar implica não destruir, nem esgotar os recursos naturais disponíveis e muito menos retirar sem repor. É, em última instância, a tarefa de cuidar. Semelhante orientação foi dada, após a ocorrência do Dilúvio bíblico, para Noé e sua família. No capítulo 9 de Gênesis, há a afirmação de que tudo o que foi criado seria entregue em suas mãos.

Em outros trechos, sobretudo no Antigo Testamento, quando há uma explícita apresentação de normas e recomendações úteis ao povo de Israel em sua trajetória rumo às terras de Canaã, é possível reconhecer a preocupação divina com o meio ambiente. São menções quanto ao descanso da terra (Levítico 25), às queimadas (Êxodo 22:6), à proteção geral de animais (Êxodo 21:33,34), ao cuidado com árvores frutíferas em determinadas situações (Deuteronômio 20:19,20) e mesmo assinalada repreensão contra a crueldade praticada contra animais (Provérbios 12:10).

A base de todo esse cuidado de Deus com respeito à natureza parece estar em Salmos 24:1. Diz a versão bíblica que “Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e todos os que nele habitam” (Almeida, Edição Contemporânea). O princípio é o mesmo que observado com referência ao cuidado com o corpo, a mente, com os recursos financeiros e com o tempo. Deus é o legítimo proprietário de tudo, portanto deu a oportunidade ao ser humano de fazer a administração de tudo o que há. A boa administração, logicamente, resulta em bons resultados e, o contrário, da mesma forma.

Parece que, independente do que as pesquisas têm demonstrado, a administração dos recursos naturais tem se mostrado, de modo geral, a pior possível. O lixo produzido por uma vida absurdamente consumista e descartável da maioria das pessoas não encontra mais vazão e polui todos os mananciais de água possíveis, inclusive os mais profundos. A emissão de gases poluentes é uma realidade em uma sociedade na qual os indivíduos consomem, cada vez mais, máquinas movidas a fontes combustíveis. A falta de reposição equilibrada do que é velozmente sugado da terra (árvores, água, nutrientes, etc) se transformou em um hábito irresponsável em grandes dimensões.

Há movimentos para redução disso, mas são ínfimas as mudanças significativas. Mesmo assim, os cristãos, de acordo com a Bíblia, não têm o direito de cruzar os braços diante disso. Pode haver a impressão de que, por estarem com foco em uma nova terra, de vida eterna e erradicação completa do pecado e suas consequências, os cristãos estariam livres de cuidar do meio ambiente. Tal pensamento não se coaduna com a Bíblia, já que o pedido de Deus é que, enquanto habitam a terra, os humanos convivam da maneira mais ambientalmente harmoniosa com os demais seres. No livro de Apocalipse, no trecho que apresenta as características do período descrito como sétima trombeta, e que muitos estudiosos creem ser o tempo final e o imediato retorno de Cristo a este mundo, uma advertência solene chama a atenção. No capítulo 11 e versículo 18 é dito que “iraram-se as nações, então veio a tua ira, e o tempo de serem julgados os mortos, e o tempo de dares recompensa aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos, e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra”. (Almeida, Edição Contemporânea). Os que perseguem os verdadeiros adoradores de Deus e, por conseguinte, deram sua enorme parcela de contribuição para a destruição do mundo natural, receberão a retribuição final ao que buscaram.

A Bíblia não se omite em relação ao meio ambiente. Pelo contrário, declara que os que se consideram cristãos possuem uma responsabilidade ainda hoje no planeta em que habitam. É verdade que aspiram a uma terra eterna, sem desmatamentos, poluição, consumismo desequilibrado e desordem do ecossistema, mas sem se esquecer da realidade em que vivem.

 

Felipe Lemos

Jornalista, mantenedor do blog www.felipelemos.com

Comente


  1. keiko sato

    Realmente eu tenho visto varios tetemunhos de pessoas que são povo de Deus, fazendo cvoisas ,que não estão de acordo com a palavra de Deus. De conservar o meio ambiente, pois este e o planeta que Deus nos deu.Como o nosso corpo que é o templo do espirito santo.como tbem devemos cuidar da nossa casa deixando- a limpa.Olhe so Deus na causa e pedir ao pai que tenha misericordia deste povo p/ que venha abrir os olhos espirituais…..Gostei muito desta materia por isso estou deixando um comentário……..Deusa os abençoe…………………



  2. paulo hsantos

    descance no senhor jesus cristo. se e que voce acredeta no que esta ecrito na biblia i a bibli dessi assin como era nos tempos de sodoma . comiao bebiao casavao davao si em casamento ate que deceu fogo da ceu e concumirao todos.assin tamben sera para nos. lo foi poupado porque era justo, seja justo tamben……………….nao va irmaos em palavras de falssos profetas porque sao gananciosos e tropeça em suas proprias palavras …. coneheça atrave da biblia a justiça divina esigaa . e espere com fe e amor jesus cristo te guiara



  3. caroline

    Acho isso uma tremenda babaquice, em 2000 o mundo também iria acabar e vejam só estamos ai, quem sabe do futuro e deus!



  4. amanda

    ninguem vai morrer simplismente JESUS vai voltar,se vc parar e ler o APOCALIPICI vc vai ver q JESUS esta as portas,nao estou dizendo isso so pq sou crente,e sim pq ea verdade ja acontecu 99,9 porcento do q esta escrito na biblia.espero q essa palavra aqueça o seu coraçao e q vcs venham pra JESUS pq ele eo unico caminho a VIDA ETERNA.



  5. elzaleiroz

    fico feliz de ver todos falando a mesma lingua ,mesmo com ideias diferentes , mas estao aqui para saber da verdade que JESUS CRISTO.



  6. Roberto Silva

    queridos amigos, Deus quando deu seu unico filho para pagar todos os nossos pecados foi para nos limpar, Jesus morreu como um homem sangrou nas cruz do calvário e foi santificado, mas ele ressucitou vencendo a morte, foi pra junto de seus dicipulos e disse estou indo para preparai-vos o lugar e quando ficar preparado voltarar e virar buscar os que por ele procurou todo esse tempo ele não disse dia e nem hora, mês e nem ano, ele só disse que iria voltar, hoje o mundo fala sobre essa destruição que teria q ser no ano de 1999 e o mundo esta ainda aqui agora o homem disse que será no ano de 2012. olha a biblia diz que surgira varios falços profetas e muitos acreditarão. oha queridos só DEUS é que sabe quando o nosso mundo irá passar pela transformação celestial. Que Deus nos abenções e fiquemos na Paz e lembrem-se nessas palavras ” Surgirão varios falços profetas”. Um grande abraço e amem.



  7. Gabriela

    Ah, faça-me favor vocês dos comentários!
    Não usem as oportunidades que os comentários dão à vocês de se expressarem,
    para ficar pregando religiões e dizer o que está certo e o que está errado!
    Isto é típico de SER HUMANO HIPÓCRITA! E é por isso que o Planeta está essa
    desgraça de hoje!



  8. Carlos

    Queridos irmãos, pesquisem sobre o projeto norte-americano denominado HAARP. ele é o causador de todas essas catástrofes de fenômenos naturais que estão ocorrendo há alguns anos no mundo inteiro. é por isso que as profecias dizem que o homem acabará com o mundo.. isso é realmente literal.. eles farão isso com essa arma pois já têm tecnologia para tal. essa história que o ser humano desrespeita a natureza e a natureza está se voltando contra nós é bobagem.. pesquisem e se surpreenderão.. abraços a todos.



  9. Elisa

    JESUS pose vir a qualquer momento não 2012 sómente DEUS sabe nem JESUS é sómente DEUS o mundo pode se acabar agora isso é tudo o princípio de dores o apocalipse esta tudo se cumprindo nós temos q está bem preparadoa para a volta do filho de DEUS q é JESUS !!!



  10. ysis lima

    acredito.que na biblia afirma que hevera terremotos dores.etc….mais isso ainda nao é o prinicipio do fim .sao apenas os sinais que jesus esta volta.ainda vai acontecer ms coisas……que nois temos que esta preparado gdo jesus volta….so.o pai sabe a hora que jesus a di .vim…nei os.anjos saber .



  11. caty

    o mundo nao vai se acabar quem vai se acabar somos nos…obs:porque do jeito q esta indo o homem quem vai acabar com o mundo.todos temos q se concientizar d q deus so vai levar os dele nao o do mundo….caty



  12. gesiele

    os espirituais nao le só o novo… Deus deixou os dois…, vcs estao precisando é de um estudo biblico de verdade…



  13. rocha

    Deus esta falando dos anjos caido e dos homens. vcs usam a biblia ate pra se desculpar de suas porquices, quero ver qual vai ser a proxima. obs. A BIBLIA É ESPIRITUAL E SO SE ENTENDE QUEM TAMBEM É. SAIA DO VELHO TESTAMENTO O NOME JA DIZ {VELHO} LEIA O NOVO E BUSQUE A DEUS NAO BASTA SO LER É NECESSARIO UMA INTIMIDADE COM O ESPIRITO SANTO.



    1. michel

      toda escritura é inspirada por Deus, 2 timótio 3;16; veja apocalipse 14;12 aqui estão os verdadeiros adoradores de Deus
      jeremias 10;10 Deus é a verdade
      joão 14;6 jesusé a verdade
      1joão 5;6 o espírito santo é a verdade
      joão 17;17 a bíblia é a verdade
      salmos 119;151,142 a lei é a verdade

      leia agora joão 8;32

      acredito que você tem intimidade com o espírito santo, não vai ser difício você entender joão 16;13 o espírito santo
      guiara você a {TODA A VERDADE}.

      leia agora joão 8;32
      aqui está a verdade



    2. amanda

      GLORIA A DEUS POR SUA VIDA JESUS vai te recompensar muitooo
      bjos s2



  14. rocha

    acho que vc nao entendeu o capiulo11 e versiculo 18



  15. kelvin brito

    oi,eu sou kelvin brito , la de portugal em lisboa , e no final dos tempos surgiraom o que ja sabemos , nos ja devemos nos preparar para voltar de jesus . entao vamos nos acordar agora que jesus esta voltando . amem



  16. John Costa

    Queridos Amigos, temos que acreditar que nos tempos em que vivemos tudo e possivel, menos marca a volta de Jesus, como ja foi comentado em outros comentarios ai ensima. O concelho que eu dou, e que nao perca o foco que e Jesus, o mais importante e estar preparado para salvacao. Muitos sinais estao ainda pra vim, as profecias estao se cumprindo isto e so, principios das dores, pois caro amigo nao se preoculpe com que os homens falam, sabemos que virao muitos falcos profetas e se possivel enganarao ate os salvos. Quem esta por traz destas companhia de filmes e o inimigo nada mais pra confundir os que nao le a Biblia, e assim assusta-las, a palavra de Deus fala os meus filhos perecem por falta de conhecimento, Faca sua parte buscando a Jesus e o mais ele o fara amem.



  17. catia

    que DEUS abnçoe a todos, não precisa ser sábio para saber que quem vai acabar com o mundo é o próprio ser humano, pois ele éo morador , e responsável por tudo o que esta acontecendo, e isto ja estava profetizado desde Daniel, e depois também por JESUS e por último João na ilha de patmos, na época não existiam metais pesados que pudessem virar veículos(ja olhou de frente pra alguns carros, jatos, tanque de guerra,etc… Além tbm dos cientistas que “inventam” a clonagem, as industrias que jogam lixo no ar e na água) voltando a bíblia, quando e, com quem caim se casou? na verdade somos descendentes de noé (ou seja: Cão, Sem e Jafé). agora até aqui na américa do sul, tbm ta acontecendo terremotos, será que o mundo ta se unindo novamente,assim qdo JESUS voltar ficará mais fácil do mundo inteiro ve-LO, além da internet é claro.(pq senão deixaria criar uma” internet” ja na época que queriam construir uma torre até o céu?)consegue entender que DEUS permite, o diabo aproveita e o se humano aceita ? melhor dizendo qual a dúvida de que estamos senão no começo do fim do mundo? além é claro da ganância de muitos que não dividem e não querem saber do futuro nem mesmo dos seus herdeiros pois onde iram viver, mesmo com todo dinheiro do mundo?



    1. Urgente

      Nunca faça contradição a Palavra de Deus, Caim teve uma companheira sim:E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque;
      Gênesis 4:17
      Naquele momento não tinha a Lei que Deus tinha dando a Moisés em que havia proibição por parte de Deus o homem deitar-se com sua própria irmã que esta escrito: Maldito aquele que se deitar com sua irmã, filha de seu pai, ou filha de sua mãe. E todo o povo dirá: Amém.
      Deuteronômio 27:22
      lembrando também que a Terra se encheu pois:
      E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas.
      Gênesis 5:4
      Amém..? abraçoo!!!



  18. Julia

    Naum acredito que o mundo vá cabara em 2012 mas ao que tdo indica …
    temos que estar preparados …
    só quem sabe é Deus!



  19. skarlat

    so uma pessoa sabe e deus



    1. renata

      ten rasão so deus sabe



  20. LUCENIR

    NA REALIDADE, TODOS NÓS SABEMOS QUE O HOMEM TEM CONTRIBUÍDO, EM MUITO, COM A ATUAL SITUAÇÃO DO CAOS EM QUE SE ENCONTRA A HUMANIDADE. POR CAUSA DA GANÂNCIA E AMBIÇÃO, MUITOS SE ESQUEÇEM QUE DEPENDEMOS DA NATURTEZA PARA SOBREVIVERMOS. ESTES QUE DESTROEM A NATUREZA, SOMENTE QUEREM OBTER LUCROS E SE ESQUEÇEM DO AMANHÃ.
    E AGORA? COM TUDO ISSO ACONTECENDO…SERÁ QUE AINDA TEREMOS UM AMANHÃ OU ESTAREMOS FADADOS A DESTRUIÇÃO????