As semanais e o fim do mundo

O fim do mundo está na boca do povo. Prova disso é que duas das mais importantes revistas semanais do Brasil deram destaque ao assunto – no caso da IstoÉ, o tema foi capa. A Veja, revista brasileira de maior tiragem, publicou a matéria “Faltam poucos dias”, e afirma: “O índice de fiascos das previsões com data marcada é de 100%. É prudente, contudo, manter a estimativa em aberto até a próxima sexta-feira, 21 de dezembro. Há rumores de que o apocalipse [sic] ocorrerá nesse dia, quando se encerra um ciclo do calendário usado pelos maias, população indígena que ainda hoje habita regiões da América Central. […] A associação entre o fim do ciclo maia e a catástrofe se deve a um escritor pop americano, José Argüelles, que interpretou com fartas doses de imaginação as antigas escrituras maias num livro publicado em 1987.” Já se sabe (e eu publiquei aqui) que o calendário maia não tem nada a ver com o fim do mundo. “Não há nos registros arqueológicos nada que diga que os maias esperavam uma hecatombe fantástica em 21 de dezembro de 2012”, diz Veja. Na verdade, há na literatura maia algo ainda mais curioso (clique aqui e confira).
Segundo estudiosos entrevistados por Veja, essa preocupação com o fim do mundo “tende a se acentuar em épocas de grande ansiedade social, com eventos como crise econômica, guerras e terrorismo. Se o mundo não acabar nesta sexta-feira, não faltarão profetas dispostos a dar uma nova chance ao apocalipse”. Com essa última frase, a revista deixa claro um dos aspectos negativos (entre muitos) dessa agitação toda em torno do fim: o tema vai sendo desgastado e, quando alguém procura falar a respeito do fim predito na Bíblia, acaba sendo tido como mais um sensacionalista maluco. Os que acreditavam no fim que não veio acabam perdendo a fé. Os que não acreditavam reforçam a descrença.

No quadro “O mundo já não acabou antes”, Vejacomete um erro histórico ao afirmar que William [Guilherme] Miller foi o “precursor da Igreja Adventista do Sétimo Dia”. Se tivesse escrito que Miller foi o precursor do movimentoadventista que agitou praticamente todas as igrejas norte-americanas e em outros continentes, no século 19, estaria correto. O fato é que Miller nunca se tornou adventista do sétimo dia. Ele era batista. E a Igreja Adventista do Sétimo Dia nunca marcou datas para a volta de Jesus. A Igreja Adventista foi organizada em 1863, quase três décadas depois da pregação milerita nos EUA.

Na matéria “À espera do fim do mundo”, IstoÉ dedica bem mais espaço ao tema do que as duas páginas de Veja. Na reportagem de nove páginas, a semanal apresenta o testemunho de várias pessoas que deixaram tudo para viver em lugares que, segundo elas, estariam livres dos eventos catastróficos que – também segundo elas – terão lugar no próximo dia 21. O subtítulo diz: “Conheça brasileiros e estrangeiros que fazem estoque de água, comida e remédios, se mudaram para cidades consideradas seguras e protegem-se embunkers para tentar escapar do apocalipse [sic] previsto para a próxima sexta-feira 21.”
O texto prossegue: “No Brasil, as pessoas que se preparam para o dia 21 de dezembro estão quase sempre vinculadas às profecias de algumas lideranças místicas. A mais forte delas, atualmente, é a do japonês radicado no Brasil Masuteru Hirota, também conhecido como Professor Hirota. Hoje com 70 anos, ele fez fama como curandeiro em Atibaia, no interior de São Paulo, e ganhou o Brasil e o mundo – já foi tema de documentários na Alemanha e na França – nos últimos meses com estrambólicas previsões do fim dos tempos. Com base em interpretações duvidosas do suposto fim do calendário maia, ele cravou que 80% da terra habitável do planeta seria destruída em 21 de dezembro de 2012 por um tsunami que matará nada menos do que seis bilhões de pessoas. Como todo bom guru, Hirota deu o mapa da salvação. Quem quiser viver, disse ele, deve se mudar para as cidades de Alto Paraíso ou Pirenópolis, ambas em Goiás, estocar comida e remédios para dois anos e esperar o fim de colete salva-vidas.”
Resultado? “Foi o suficiente para que um grande número de pessoas, o maior e mais representativo do País quando o assunto é fim do mundo, largasse suas vidas estabelecidas em suas cidades e rumasse para essas localidades.” A população de Alto Paraíso, por exemplo, viu os “novos apocalípticos” se somarem ao volumoso fluxo de turistas e visitantes que já frequentam a localidade no fim de ano. “É tanta gente nova por aqui que já não reconheço mais os rostos das pessoas que vejo na rua”, diz o corretor Nilton Kalunga, dono da Kalunga Imóveis e morador há mais de 20 anos. Neste ano, ele viu suas vendas aumentarem em 110% quando comparadas às de 2011 graças ao “efeito fim do mundo”.
“Costumamos receber sete mil turistas nessa época”, diz Fernanda Inês Montes, secretária de Turismo de Alto Paraíso. Neste ano eles esperam entre 10 mil e 15 mil. “Muitos chegam bastante assustados, com medo do que pode acontecer”, diz Lucrécia Lopes, moradora há 15 anos.
Segundo IstoÉ, “o medo e a ansiedade são a grande força motriz dos apocalípticos. Para eles, ainda que a Nasa – agência espacial norte americana – tenha vindo a público desmentir as teorias de fim dos tempos [embora curiosamente alerte seus funcionários] e até o Vaticano tenha emitido um comunicado oficial afirmando, categoricamente, que o mundo não acaba na próxima sexta-feira, a simples possibilidade, embora remotíssima, do fim é mais forte e atropela qualquer lampejo de racionalidade”.
A matéria cita mais pessoas (especialmente nos EUA) que estão estocando alimentos e investindo em bunkers, e menciona o caso do prefeito de São Francisco de Paula, RS, Décio Colla. Durante este ano, ele veio a público, em mais de uma ocasião, alertar a população para uma possível alteração naatividade solar prevista para o dia 21. “Há risco de tsunamis gigantescos”, diz, fazendo eco a outras muitas previsões que se misturaram e passaram a se associar à fatídica sexta-feira 21 de dezembro de 2012.
Sim, o fim do mundo está na boca do povo, mas no coração o que se vê é medo ou indiferença (além de deboche ). É bom lembrar que essas falsas profecias são, na verdade, o cumprimento de uma profecia verdadeira feita por alguém que nunca errou, Jesus Cristo. Segundo Ele, devemos ter cuidado com os falsos profetas (cf. Mt 7:15; leia também todo o capítulo 24 de Mateus). O medo do futuro também é uma predição de Jesus: “Haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo” (Lc 21:26).
Gostaria muito que Jesus voltasse na sexta-feira (ou mesmo hoje), mas creio que farei tranquilamente minha viagem de férias para Santa Catarina e, no dia 22, de manhã, se Deus assim desejar, estarei apresentando a mensagem no culto da Igreja Adventista da Barra do Aririú, em Palhoça, onde fui líder no fim dos anos 1990. Naquela época, dizia-se que o mundo acabaria no ano 2000 (“mil passará, dois mil não passará”, lembra?). O tempo passou. A data marcada “furou” e, pelo visto, as pessoas ainda não aprenderam que esse assunto de data pertence a Deus (Mc 13:32), mas o preparo a cada dia é nossa responsabilidade. Quando Jesus vier (seja no ano que vem ou daqui a alguns anos) ou quando eu morrer, quero estar pronto para encontrá-Lo. Essa deve ser nossa maior preocupação; nosso maior “projeto de vida”.
Michelson Borges
Site: www.criacionismo.com.br
Twitter: @criacionismo

Comente


  1. Evelyn

    Não acredito em nada disso!!!



  2. raimundo carlos

    o único verso que a Bíblia menciona sobre o fim dos tempos está em MT 24:14. ( este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.)



  3. gilvan

    porfavor parem dessa babaquise isso sao pessoas que nao tem o que fazer isso e so um marketing para vendas subirem presten atencao que todos os fins do mundo e no final do ano valeu



  4. nathalia

    So deus sabe quando o mundo acaba se o povo dizem que o dia do do fim do mundo e dia 21/12/12



  5. andre

    o mundo n acabou,muitos calaram a boca por fala besteira de que o mundo acabaria so deus que sabe,n se enfluensie pelas pessoas se vc tem fé fale cm deus,isso d fim do mundo n exist ,n e o mundo q ta acabando e as pessoas q estão se acabando



  6. Gustavo

    Que tanto de religioso alienado. Prometem a eles a volta de jesus, prometem a eles dinheiro, e como falta informação, acreditam facilmente. Precisam acreditar porque não possuem mais nada pra fazer, neste caso nem julgo. Mas ficar nessa pregação retrógada, só vai provar que a massa brasileira ainda precisa de muita educação.



  7. marcelo

    A Bíblia diz que : Maldito é o homem que confia no homem .



  8. maria odila

    o mundo não acabou, e o dia amanheceu lindo



  9. Saul Pires

    O povo atualmente, vem buscando respostas quanto ao fim do mundo em fontes de pesquisas infundadas. A mídia,aos longos dos tempos, favoráveis às “Informações da Nova Era”tentam de todas as maneiras, convencer aos menos informados,uma “Nova Cultura” que através de estudos astrológicos,metafísicos…etc,que eles “estão certos!” E com iss,substimam as Escrituras Sagradas! Dia 21 de dezembro chegou e agora?O mundo de DEUS,apesar dos desmandos dos homens,continua girando… Devemos crer nas Profecias Bíblicas,onde consta por vários dos profetas de DEUS,em diferentes tempos,as profecias cumpridas e as que hão de cumprir,entre a principal e muito temida pelos menos informados,O JUIZO FINAL.



  10. Caudio BS

    A Terra não tem prazo de validade, com ou sem religiosos….!!!!



  11. damiana

    o fim so deus sabe e eu acredito muito em deus ninguem sabe quando o mundo vai acaba nos que estamos se acabando



    1. Ednaldo

      irmao, busca primeiro o conhecimento na biblia, que ela ira te responder e te esclarecera a pura e abençoada verdade dita por Deus. leia apocalipse. abraço…



  12. ketllen

    so deus sabe seus burros deus castiga



  13. moises lucas mendes

    o mundo vai sim acabar dia 21 12 12 para aqueles que morerem neste dia.
    mais uma coisa é certa o fim esta proximo então ame o proximo como assi mesmo e aceite a Deus como seu unico e absoluto Deus.



  14. Alessandro & Claudia

    Com essa última frase, a revista deixa claro um dos aspectos negativos (entre muitos) dessa agitação toda em torno do fim: o tema vai sendo desgastado e, quando alguém procura falar a respeito do fim predito na Bíblia, acaba sendo tido como mais um sensacionalista maluco.

    Hipocritas quer dizer que de todas as escrituras sagradas as outras religiões tem q temer apenas a sua bíblia. A sua tem o verdadeiro apocalipse? é muita modéstia desse povo cristão…profecia tem sua 2012 daqui 3012 nimguém vai ligar mais pra esas besteiras de fim do mundo…Cara na idade media era normal as religiões do mundo colocar panico na mente do povo mais hoje em dia a galera anda muito carente e deprimida pra poder acreditar numa babaquice dessas, o mundo vai acabar um dia mais será pela mão do homem num processo lento e natural tudo um dia acaba pois o mundo é feito de materia. obs: Não sou Ateu nem religioso estou além dessa dualidade mental. Não acredito no Deus que o homem criou e modelou a sua semelhança e hipocrisia , mas sim no Deus que esta além da ignorância humana. Acredito em uma realidade espiritual que pode tira o homem dessa miséria que se encontra agora.

    A espiritualidade não é um monopólio das religiões é uma qualidade inata da natureza humana. Nascemos com o dom da vida a centelha da transformação, disciplinar a mente e percebermos uma necessidade de mudança já nos leva a um potencial a essência Divina.



  15. Claudia

    (que interpretou com fartas doses de imaginação as antigas escrituras maias num livro publicado em 1987.)

    hipocrita e a sua biblia tem poucas dosse de imaginação né?? não q eu esteja defendendo essa babaquice de fim do mundo maia mais quando estamos falando seja lá do q for dos outros não enchergamos nosso proprio rabo!



  16. lucas

    não acredito nisso como jesus vai destruir uma coisa q ele mesmo crio e demorou 7 dias para ser feito!



  17. jon

    o mundo acaba quando deus quizer.

    nos nunca ficaremos sabendo qual dia sera o fim.

    no japão ja é dia 27 e o mundo não acabo.

    palhaçada meu.



  18. marialuiza

    eu gostaria de saber se a se omundo vai acabar mesmo em fogo ou agua



  19. elza ines schanan

    eu nao acredito que ira acabar neste dia porque ta escrito que ninguem sabera o dia e nem a hora



    1. Zaqueu

      Na paz do Senhor!

      ola Elza Ines Schanan.

      como é que tu sabes que não será durante estes dias se ninguém sabe a vinda dele?



  20. cleberson

    A terra jamais acabará o que vai acabar vai ser esse sistema de coisa.

    Ou seja o fim desse sistema de coisa ninguém sabe

    Nem Jesus Cristo o primogênito

    Mais cabe a Deus Pai designar o tempo certo apropriado.



  21. adaiane

    tambem acho que nao vai ser amanha pois na china ja é 21/12/12



  22. tainara messa

    eu tenho medo do fim. e tb nao acho que o mundo nao vai acabar amanha tomara que seja so besteira



  23. joana do socorro souza silva

    creio que Jesus esta voltando, sua palavra nos diz, e os sinais nos apontam a volta de Jesus. Mas amanhã não é o fim.



    1. roberva

      OBS. O SER HUMANO NÃO CONDEÇÃO DE AFIRMAR NEM DIA NEM HORA EM QUE O MUNDO VAI ACABAR, MAIS UMA COISA É GARANTIDA, SE ACONTECER O ARREBATAMENTO DA IGREJA HOJE, O MUNDO IRA DURAR PELOMENOS MAIS 1007 ANOS



  24. Michael Silva Santos

    Jesus disse que o fim de todas as coisas ninguém sabe, somente Deus. E a igreja adventista nunca marcou datas, sim o movimento adventista de Miller.



    1. thayna silva

      e verdade so deus sabe o dia e a hora



    2. uelton alves da silva

      eu acho que o mundo não se a caba a manhã por que a biblia nus dis que nus otimo tenpo a aciénca se multiplicará e isso que esta a com tercendo.



    3. Óscar Neto dos Santos Queta

      Somente a Bíblia nos dá a entender que Cristo virá, cuja hora, dia, ano ninguém sabe que nem os anjos no Céus. Devemos nos preparar cada hora, dia mes e ano que se passa, e Crer nisto que breve Cristo volta.