Angústia nunca mais!

A partir deste programa conheceremos as profecias que foram feitas por Naum. A Bíblia diz que Naum era um elcosita (Naum 1:1), provavelmente uma alusão ao lugar onde tenha nascido. “Alguns tem procurado identificar com Al-Kush, que fica cerca de 40 quilômetros ao norte de Mosul, cidade moderna, localizada perto da antiga Babilônia, no Iraque. Acredita-se que Naum pertencia a uma das dez tribos de Israel que foi deportada para aquela área” (Estudo sobre os Profetas Menores, vol. 1, p.268).

Segundo os teólogos, “Naum era um homem que tinha uma clara compreensão de Deus. Demonstrava profunda espiritualidade e grande intuição. Tinha uma natureza muito sensitiva e um hábil poder de observação. Naum usou a natureza para simbolizar os castigos e a fúria de Deus” (Estudo sobre os profetas Menores vol. 1 pg.269).

O livro do profeta Naum tem um destino diferente do que temos estudado até agora. Todo o livro é uma profecia que diz respeito à cidade de Nínive. “Nos dias do profeta Naum, Nínive estava no zênite de sua força e esplendor. Não havia sinal visível de que Deus iria punir os ninivitas por causa dos seus maus atos. Judá sofrera amargamente os ataques desalmados dos assírios. Todavia, Naum sabia que nenhum povo poderia continuar desafiando a Jeová sem punição” (Estudo sobre os profetas Menores, vol. 1, p.270).

“Naum escreveu o livro dele em torno do ano 640 AC” (Estudo sobre os Profetas Menores, vol. 1, p.271). Ou seja, pelo menos 150 anos depois da missão de Jonas em Nínive. Naquela ocasião (mais ou menos o ano 790 AC), houve um arrependimento naquele lugar, mas, infelizmente, não durou para sempre. Portanto, o livro de Naum completa o livro de Jonas.

Vamos conhecer a primeira profecia feita por Naum? Está no capítulo 1:9 “o que projetais vós contra o Senhor? Ele mesmo vos consumirá de todo; não se levantará por duas vezes a angústia”.

Para entendermos melhor, dividiremos esta profecia em duas partes. A primeira delas é uma advertência que o profeta faz aos ninivitas.  A Bíblia, na versão do Padre Mattos Soares, apresenta este verso da seguinte forma. “Por que formais projetos contra o Senhor?” ou “por que vós conspirais contra o Senhor?” Em outras palavras, o profeta adverte aos assírios que a jactância ou a arrogância deles contra Deus era o pior que poderiam estar fazendo. O profeta insiste com os assírios de que o orgulho e o desafio a Deus produzirão conseqüências desagradáveis.

Amigo ouvinte, esta profecia não pode ser estudada sem nos envolvermos com ela. O orgulho e a arrogância dos assírios produziam ruína e destruição. O mesmo acontece com os arrogantes e orgulhosos de hoje. Infelizmente existem pessoas que ainda não entenderam que o orgulho, a arrogância e o desejo de querer ser mais do que os outros sempre precede a ruína. Temos exemplos de sobra que mostram o fim dos arrogantes. Você, com certeza, conheceu ou conhece algum orgulhoso ou arrogante que acabou, no final, em ruína completa. Na política, principalmente, isso é muito comum. No final, o pó, é o destino dos orgulhosos e arrogantes.

Mas sabe, o pior dos arrogantes é quando estes se voltam contra Deus ou quando não deixam espaço para o Senhor do Universo. A pior tragédia para o ser humano, sem dúvida, é quando quer assumir o lugar de Deus, ou não reconhece a sua posição. O homem sábio reconhecerá sempre qual é o seu lugar; mas o homem tolo sempre irá querer estar no lugar que não lhe pertence.

“O que projetais vós contra o Senhor”? É a pergunta que Naum faz. Porém, imediatamente já dá a resposta: “Ele mesmo vos consumirá de todo”. A profecia adverte que serão destruídos todos os que assumirem tal postura. Sim, o orgulho tem em si um poder corrosivo. Traz em seu bojo o vírus da destruição. Em nenhum lugar você vai encontrar alguém defendendo que o orgulho produz algum beneficio para o ser humano. No rastro do orgulho vem a queda; e com a queda vem a dor, a humilhação e a destruição. Por isso, o profeta afirma que os ninivitas não serão poupados por causa da arrogância e maldade que manifestam.

A segunda parte da profecia diz o seguinte: “Não se levantará por duas vezes a angustia”. Aqui está a profecia para Nínive: a maldade e a arrogância não se levantarão novamente. Os assírios serão consumidos, virarão pó, para sempre.

E “a profecia foi cumprida no ano 612 AC. Uma força combinada de Medos e Babilônicos atacou e capturou a cidade de Nínive; e assim desapareceu para sempre o cruel império assírio… O local foi subseqüentemente habitado, mas nunca mais adquiriu qualquer significação especial” (Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia, vol. 4, p.507).

Mas é importante lembrar também que esta profecia tem uma aplicação universal. Deus também tem uma conta a acertar com o mundo inteiro. No final da história, após o milênio mencionado em Apocalipse 20, quando Deus purificar com fogo este planeta e criar novos céus e nova terra, nunca mais se levantará a angústia novamente.

Por isso, a nossa esperança está no dia em que Jesus virá cumprir promessa que fez, de nos levar para reino dEle, um lugar de paz, amor, segurança e infinitas oportunidades de sucesso e crescimento. Os sinais estão aí, acontecendo a cada dia. Fome, tempestades, furacões, incêndios, violência. Tudo isto indica que o retorno de Jesus não vai demorar muito.

Creia no Senhor Deus e você estará seguro. Creia nos profetas dEle e você prosperará.

Fonte: redemaranata.org.br

Comente


  1. psm

    Amem



  2. Joyce

    E se esta profecia se realizar? Oque seras de nós humanos inproguitos a verdadeira demoliçao junto com Abocalipses Explosoes Enchentes Raios de Venus Meteoritos, E se nosos decententes que serao os proximos abitantes da terra depois do Abocalipse descrubirem sobre nós oq farao como agirao Bem meus queridos Só meu deus maior para saberes esta resposta seras que os maias existirao durante anos de demoliçao sera que a 609832 anos antes de cristo isso acontecera seras que ja tiverao muitos fims do mundo sera que a muitos bilhares de anos tinha alguem como nós fasendo o mesmo que estamos fasendo agora?



  3. Joyce

    Se deus morera na cruz para nos salvara por 2011 anos creio que um de nós daralhes de faser o mesmo so que a pergunta és: “ Quem seras este Salvador.Quem teras a coragem de despertar Jessus Cristo Redentor,Quem teras de morar e ser saldado junto a deus mas ao mesmo tempo perder a propria vida,So Pai de Santo Jessus Cristo e Papai do céu tanbem conhecido como Deus do céu saberam a resposta para esta critiga e inadeguada pergunta“.



  4. Joyce

    Se deus nos conheçeras e nos criar nuncalhes nos faserá mal, se deus e meu PAI,TIO,AVÔ e AMIGO nunca me daras uma perda enorme de eu morer. Quem acreditas em deus nunca morera estas na Biblia sagrada. Eu me salvare por causa de meu idulo maior Jessus Cristo.



  5. Joyce

    Meu deus nunca nos obrigara a cumprires a tal cordenada do “Fim do Mundo.“ isto nunca acontecerá por causas inubrificas de Jessus Cristo dandolhes a algumas pessouas serem decendenties de Maias para podelhes cumprirem esta orden mas as melhores perdas nunca lembraremos os melhores lugares pra se esconder sao:
    Ruinas debaixo da terra“Porque nas ruinas o Foco nao atingira.“
    Ou Cavernas Subteranias“Onde a claridade de 890 craus do foco nunca atingiras.“



  6. Gebel

    Quando foi escrito que nem Jesus sabe a hora isto não quer dizer que ele não possa saber mas na verdade esta hora não está pre-determinada, pode ser adiantada ou atrasada conforme as dispoições dos seres humanos em mudarem a sua conduta. Certamente que se homem começar a praticar o AMOR em toda a sua plenitude estes tempos de destruição e transformação forçada não precisarão chegar e ao contrario, se o homem não se resolver por amar a DEUS sobre todas as coisas e ao próximo como a si próprio então DEUS fará a devida intervenção pois se não mudamos pelo AMOR mudaremos pela DOR.



  7. edvone leite

    Caro amigos Junior e Irineu, certo Jeová Deus ñ é um deus de maudades, mas ele prometeu e será cumprido ele ñ mente, as profescias b´blicas todas se cumpriram esta que vivemos hoge são as ultimas, leia mateus o cápitulo (24)todo e verá as q se cumpriram, vá p/ apocalípse(revelação)estão se cumprindo se sentir dificuldades procurem ajuda tem um irmão ai proscimo de sua casa, os testemunhas de jeová,eles estão sempre dispostos a ajudar, confie creia,jeová ele é misericordioso mas ele deixou claro que iria destruir babilônia e q aconteçeu? sodoma e gamorra e aí, ele ñ prometeu? leia a bíblia e tenha fé.



  8. kaline kelly

    isso e tudo mentira a palvra de Deus confirma isso leiam a biblia para ñ colocar essas besteiras



  9. Deiziane

    Irmãos preparai-vos já..temei a Deus e daí lhe glória pois é xegado a hora do seu juízo e adoraia aquele que fez o céu e a terra..amém..



  10. ZITA

    E verdade tudo o que foi dito, Jesus esta voltando.E só o Pai sabeM, Deus realmente ñ é vingativo, nem tão poco cheio de raiva, odio nem abandona ninguém. Mais também ñ enqueçam DEUS É O JUSTO JUIZ( ELE É AMOR… MAS TAMBÉM É JUSTICA).e ELE Ñ VAI PENSAR DUAS VEZES NA HORA DE DAR A CENTENÇA MERECIDA PRA CADA UMA. Afinal aqui estão os seus evangelistas pregando a Santa Palavra, o tempo todo diz que JESUS morreu na cruz para nós dar a salvação. Cabe a cada um de nós escolhermos o caminho,e este só é CÉU, OU INFERNO, ESCOLHAM(Ñ EXISTE OUTRA OPIÇÃO.



  11. claudinha

    jusus esta voltando se prepare pois ja esta perto fiquem com deus meus amados



  12. mireille

    concordo plenamente com tigo.ninge sabe o dia nem a hora…



  13. Evelin

    Realmente Deus não é, nunca foi e nunca será vingativo. Ele é justo! Tudo que há na terra e no céu está sob Seu poder, nada acontece sem Seu consentimento. Toda a história, desde o principio dos tempos até os nossos dias, exatamente tudo, jamais fugiu dos olhos do SENHOR. As guerras e matanças de jovens, velhos e criancinhas são culpa unicamente do orgulho do ser humano, tantas vezes Deus começando de madrugada mandava Seus profetas para avisar o povo do seu mal caminho e nunca lhes deram ouvidos, e até hoje o homem endurece o coração para não ouvir a voz do SENHOR. Tudo o que Deus disse que iria acontecer, aconteceu. E continua a acontecer, mas graças a Deus porque o tempo está próximo, logo num abrir e fechar de olhos seremos transformados e levados sob as nuvens para o encontro com o Senhor Jesus nos ares.



  14. veralucia

    PORQUE DEUS NÃO E TARDIO……TUDO E NO SEU TEMPO AMEM…MAS NOS DIZ QUANDO O EVANGELHO FOR PREGADO AOS QUATRO CANTOS DO MUNDO…..TBM DEUS ESTA EM BUSCA DE ALGUEM PARA PARA REALIZAR O QUE JESUS NESNO DIZ ….TODOS ESTES SINAIS QUE FIZ OS QUE CRE EM MIM FARA MAIOR AMEM



  15. gideão

    Escarnecer de Deus e de sua Palavra também é um indicio do tempo do fim, essa e outras profecias que estão acontecendo são evidencias de que Jesus está voltando,”Josef Weslei” por tanto abra os olhos.



  16. luan

    pelo que vi até agora se muitos dos meus amigos que comentaram não repararam,é que nestas argumentações não estam querendo marcando datas para o retorno de DEUS e sim passando para aqueles que são conhecedores da verdade e os que não são, entre outros,que por enguanto esta aberta a porta da graça e que ainda há esperança, abramos nossos olhos,e(ou) nos esforçarmos mais, pois acada dia que passa está mais proximo o DIA do SENHOR, muitos se consideramos “sabios e já salvos”, mas esquecem que só quem pode dizer isso é nosso CRIADOR, esquentemos os nossos espiritos e vamos pregar o evangelho ao mundo usando todos os meios de comunicação que pudermos.



  17. jefersoncabral

    pois viviamos em uma condenaçao eterna sobre todas as maldiçoes mas atraveis de uma cruz ouca por dentro estava todo omeu e o seu pecados,e nao vivemos mas deibaxo da opresao ..mas hoje temos e vivemos deibaxo da graça de DEUS atrveis de JESUS CRISTO NOSSO SALVADOR;



  18. WILSON KASPARY

    QUE A PAZ DE CRISTO ESTEJA CONVOSCO.JESUS ira voltar na hora em que DEUS disser chegou a hora.Vamos buscar o POVO redimido,e arrependido,e AI daqueles que ficarem na terra.



  19. junior

    DEUS NAO E UM SER DE FURIA EU PENSO Q DEUS E UM SER DE AMO TANDO Q UM DE SEUS MANDAMENTO E AMAIVOS UM AOS OTROS COMO A SIM PROPRIO ELE NAO ME PARECE SER UM SER VIGATIVO



    1. irineu francisco

      è isso ai junior gostei da sua resposta, e concordo, quem somos pará dessifrar os desiguinos e os misterios de DEUS,; abraço!!



  20. de Jesus

    Um dos artificios.que nos pecadores usamos pra nos afastarmos de DEUS.e acharmos que O Senhor nao se envolve com as necessidades de suas criaturas.no entanto Ele sustenta tanto o impio como o santo….de jesus 8699285097



  21. J. Lopes

    Tantas destruições, tantas guerras, tantas miserias, tantas fomes, tantas doenças incuraveis e etc. E saber que isto ainda não é o fim.
    Ora vem Senhor Jesus!!!



    1. Imam

      Pior que a mediocridade e9 a minuqisharea. “O orgulho, a arroge2ncia e a glf3ria enchem a imaginae7e3o de domednio”. Por muito pouco, ou nada, as pessoas dissimulam, subestimam a inteligeancia alheia e ainda repetem tais comportamentos ate9 virarem he1bitos, padrf5es e trae7os de personalidade. O bom das novas tecnologias e9 que as imposturas intelectuais e e9ticas se3o registradas com mais facilidade. Na rede e9 muito mais fe1cil aplicar “o nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, mas revelar a fonte continua sendo de bom tom. Fiz uma conexe3o mental enquanto ouvia o que Nepf4 dizia: o Darwinismo tambe9m existe na rede. Ainda bem! A teoria da evolue7e3o e o mecanismo de selee7e3o natural foram atualizados pela ciberne9tica e pela cieancia da computae7e3o. Na aparente terra de ningue9m eletrf4nica da Internet, as ide9ias fateis, originais, genuednas, boas, verdadeiras e nobres tere3o mais fore7a para emergir, permanecer e criar o novo do que as ide9ias dos que continuam tentando apenas enganar e “se dar bem” enquanto for possedvel e a qualquer pree7o.



  22. Apolonio 23/11

    Ofim do mundo está prosimo porque oque está a com
    Tecemdo nomundo está escrito na bribria cagrada mais esis é só ocomeco dos cinais do que está escrito jesus falou quem crê em mim não perece mais tem ávida pará cempre palavra do cemhor jesus pará quem nele qrer qrer apais do senhor esteja com todos-nós alelular groria adeus



  23. paulo

    o Mundo ira acabar quando todos acreditarem em Deus e ouvirem falar de Deus diz na bíblia



  24. Daiane

    Na biblia diz que nem o filho de Deus sabe o dia e a hora que seu pai ira descer sobre as nuves, himagina nos humanos??
    OS atos que estão acontecendo , apenas nos mostram que esta perto o fim mas na biblia diz: que quando achar que é o fim ainda não sera o fim..



    1. Victória

      Mas nós, humanos, somos filhos de Deus. Deer.

      E isso é mesmo verdade. Ninguém sabe quando acabará o mundo. Ninguém. Relaxa, o ano de 2013 vai vir como todos os outros vieram. =)



  25. josef weslei

    blablabla ESSE tal e Naum ja sabia de tudo . E outra os hebreus estavam nas fileiras dos medos e persas e ajudaram os mesmos a derrotar os assirios .Pois uma judia era a mulher do rei persa .ENTÃO? A conteceu para alegrar a sua gatinha o rei atacou a assiria e matou todinhos.ATE AS CRIANÇINHAS . JEOVAH NÃO SE EVOLVE EM QUESTÕES HUMANAS . VE SE entende isso.



    1. Sergio

      Amigão, lê a Bíblia, pede a orientação o Espirito Santo pra vc entender. Porque se não, ao cumprir-se as profecias de Naum e tantas outras existentes na Bíblia, vc vai ficar, não tem jeito, quem não acreditar, vai ser destruído.



    2. edvone leite

      Jeová faz acontecer as suas promessas. Ele faz cumprir. Verás



    3. edvone leite

      Jeová é o Deus da verdade procure entender melhor se ñ cumprir as suas profescias onde vai parar a situação deste mundo coloque na sua cabêça o governo do homem e do Inicuo vai acabar.