2012: a ilusão da solução sem Deus

2012-fimdomundoReflexões sobre o filme 2012, um folheto entregue num posto de gasolina e meus tempos de teologia da libertação

Ontem à tarde eu retornava de Florianópolis para Palhoça com minha esposa. Resolvi seguir por um caminho alternativo e evitar, assim, a congestionada BR 101. De repente, me deparei com um posto de gasolina que oferecia ducha grátis e resolvi abastecer e lavar o carro ali. Quando fui pagar, aproveitei para deixar um folheto com o dono do estabelecimento. Quando ele leu a inscrição na capa – “Jesus voltará” –, fez uma pausa e depois me disse:

– Será que Ele vai voltar mesmo? O mundo está tão cheio de injustiças…

Respondi que é justamente por isso que Jesus vai voltar. O ser humano teve milênios de oportunidade e liberdade, e o que ficou claro é que sozinho não consegue resolver seus problemas.

Conversamos por mais alguns instantes e acabei deixando também um livro com aquele senhor, com o convite para que ele comparasse tudo com a Bíblia e buscasse nela as respostas para os dilemas da vida e a promessa feita por Aquele que não pode mentir: Jesus Cristo.

Ok, mas o que isso tem que ver com o filme 2012? Calma… Antes, quero voltar um pouco no tempo.

Quando eu era católico, em minha adolescência e juventude, alinhava-me e defendia com vigor a teologia da libertação. Sempre ouvia e lia na igreja a frase batida: “Temos que ajudar a implantar o reino de Deus na Terra.” Isso significava que devíamos lutar por justiça social e apoiar a igreja em sua “opção preferencial pelos pobres”. Nada de volta de Jesus. Nada de Nova Terra. A esperança estava em nossas mãos. Vi muitos de meus companheiros de caminhada abandonarem a fé, frustrados por não verem a utopia tornar-se realidade. Outros, sentindo-se vazios espiritualmente, abraçaram o movimento carismático, então visto por nós como algo alienante, uma religião meramente verticalista, sem engajamento nas causas sociais (se pudéssemos, naquela época, dar uma espiada no futuro, ficaríamos espantados com o advento dos padres cantores com discurso adocicado, imitando os trejeitos pentecostais).

O mundo era injusto e tínhamos que fazer alguma coisa – era nossa bandeira, e a desfraldávamos com sinceridade, cantando “somos gente nova vivendo a união, somos povo, semente da nova nação”. Mas o tempo passou. As injustiças só aumentaram. A distribuição de renda polarizou ainda mais a sociedade. Catástrofes, doenças, imoralidade e morte ajudam a compor esse triste quadro. E a utopia do reino? E nossa luta? Os guerreiros ficaram cansados. O discurso foi alterado. Perdeu-se o rumo.

E o filme 2012?

Trata-se de mais uma daquelas superproduções hollywoodianas feitas para arrecadar muito dinheiro nas bilheterias e locadoras. O pano de fundo é a “profecia” maia (já analisada aqui e aqui), segundo a qual uma catástrofe global porá fim à história humana.

Por algum motivo, os neutrinos irradiados pelo Sol começam a interagir com o interior da Terra (na verdade, neutrinos atravessam nosso planeta a todo momento, mas são inertes), superaquecendo o manto e causando atividade sísmica sem precedentes. Terremotos começam a ocorrer em todos os lugares, causando muita destruição. Como os cientistas já sabiam que isso iria acontecer, as nações mais ricas do planeta, lideradas (como sempre) pelos Estados Unidos, desenvolveram um plano de salvação: construir algumas “arcas” (grandes e poderosas embarcações) para nelas salvar animais, obras de arte e parte da humanidade – a parte mais inteligente e rica, evidentemente.

Embora o nome de Deus seja mencionado em vários momentos e até mesmo o presidente dos Estados Unidos seja visto orando na capela da Casa Branca, o que fica mesmo claro no filme é o abandono da humanidade por parte de “Deus”. As cenas que reforçam essa ideia não são nem mesmo sutis: (1) a destruição do Cristo Redentor por um tsunami gigantesco, (2) o desmoronamento da cúpula da Basílica de São Pedro, no Vaticano, que cai sobre fieis que rezam com velas nas mãos (inclusive uma rachadura no teto da Capela Sistina separa as mãos de Deus e do homem na famosa pintura de Michelangelo), e (3) a morte de monges budistas atingidos no alto das montanhas por uma megainundação. Traduzindo: não adianta orar; “Deus” não vai ouvir; a salvação não virá dEle.

No posto de gasolina, nos meus tempos de católico e nesse novo filme arrasa quarteirão, pude notar a mesma propaganda do adversário de Deus: o Criador abandonou a humanidade e se não fizermos alguma coisa, estaremos fadados à extinção. Nada mais terrivelmente errado!

Deus não nos abandonou! O próprio cumprimento detalhado das profecias bíblicas deixa isso bem claro. Nosso Senhor anunciou tudo antes para que não ficássemos perplexos e perdêssemos a fé. Ele disse que não nos deixaria órfãos (João 14:18). Disse também que “sem Mim nada podeis fazer” (João 15:5), quanto mais salvar o mundo – e a nós mesmo do pecado.

A salvação virá não dos esforços humanos, por mais que certos filmes e visões teológicas distorcidas tentem afirmar o contrário. Não virá tampouco dos extraterrestres. A salvação virá dAquele que já pagou nosso resgate com a própria vida, há dois mil anos, e virá para buscar aqueles que livremente aceitarem o oferecimento da vida eterna. Aí, sim, será o fim das injustiças, da dor e da morte!

Michelson Borges

Comente


  1. Evelyn

    ninguem sabe o que vai aconter em 2012 porque nem mesmo o filho de Deus sabe



  2. Valeria

    Pra comentar o que vc escreveu “Quando eu era católico, em minha adolescência e juventude, alinhava-me e defendia com vigor a teologia da libertação”. Michelson, é isso o que dá seguir teorias de homens e não da própria Igreja Católica, por isso nós católicos verdadeiros seguimos a Igreja e não a homens de má fé infiltrados na Igreja com teologias como essa heresia da “Teologia da libertação” que é claramente condenada pela Igreja pois a Igreja Católica desde sempre condenou o socialismo que é quem apoia e confunde muitos cristãos com essa falsa teologia, tem mais já excomungou muita gente metida nessa tal teologia por difundir erros e teorias contrárias a Verdade de Cristo. Vc qdo era católico deveria ter visto se a Igreja aprovava tal teologia da libertação e teria visto que é extremamente reprovada pela Igreja e por todos os Papas que passaram pela Igreja. Vc infelizmente acabou caindo nos erros de um dos movimentos que se infiltram na Igreja mas que talvez os seus membros por preguiça de buscar a verdade ou comodismo acreditam em qualquer ser humano que claramente desobedece a Igreja Católica e sua doutrina.
    Qdo buscamos a Deus com vontade da Verdade acabamos vendo que a própria Igreja condena tais movimentos e tais teologias socialistas com caras falsas cristãs. O mesmo movimento carismático Católico é repreendido pelo Papa mas há pessoas que não se contentam com a doutrina de Cristo e como diz a própria Bíblia “Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação…” II Timóteo 4,3
    Por isso cristão que busca a verdade deve deixar se guiar pela Igreja que é guiada pelo Espírito Santo e ver primeiro se o que lhe parece bonito ou certo é aprovado pela própria Igreja ou pelo próprio Papa pois o Espírito Santo não deixará que nós fiquemos a livre demanda de falsos mestres Ele guia a nossa Igreja na Verdade condenando claramente td o que vc participava na Igreja achando que era o certo. Se tivesse buscado a verdade teria visto que não era mudando de religião que encontraria a Cristo mas buscando ao Espírito Santo, Ele mesmo te guiaria e lhe mostraria que a Igreja Católica não aprovava nada disso e que ao contrário apoia sim a Missa Tradicional sem aplausos, com mais silêncios pra que o cristão se volte a oração e ao louvor a Deus ja que na Missa temos a renovação do Sacríficio de Cristo que nos foi deixado por Ele pra nos fortalecer na fé. Deveria ter conhecido melhor a Igreja antes de ter saido achando que a Igreja era heresia e na verdade vc so estava a participar como católico desobedecendo a Igreja.
    Leia em algum site católico como Veritatis Splendor o que é o Reino de DEUS na terra é ser justo e santo como o próprio Deus quer mas não é como socialista mas como cristão, não é em movimentos socialistas mas em movimentos espirituais para cada vez mais buscar sermos santos e que por nosso exemplo evangelizamos a mais pessoas seguirem quem vive em nós que é Cristo como disse Paulo pois td o que há de bom num cristão vem de Deus.
    Paz de Cristo! E busque a VERDADE! Leia a vida de santos e saberá como eles seguiram a Cristo sendo apenas humanos como nós.



  3. marcosbruno

    simmm



  4. guilherme

    DEUS NUNCA ABONDONARA A TERRA E NEM MESMO NA EPOCA DA GRANDE TRIBULAÇAO VOCES NUNCA OUVIRAO FALAR DO GLORIOSO AQPARECIMENTO DE CRISTO NA TERRA QUE JULGARA OS VIVOS E MORTOS NA TERRA E TRANFORMARA O MUNDO EM UM PARAISO



  5. LEVINO

    QUAL É A SUA RELIGIÃO AGORA?



  6. tais

    deus esta VOUTANO VAMO APROVEITA Q JESUS Ñ VOUTOU AINDA VAMOS ACEITA JESUS COMO SAUVADO DA SUA ALMA EU JA ASEITE É VC VAI ASEITA JESUS TAMBEII



  7. Ronaldo Gonçalves Salustino

    é engraçado, pra quem disse que é católico e diz que a igreja católica é a única que salva, eu digo que é hipocresia, pois os católicos são os primeiros a desobedecer a palavra de Deus, se os padres instituissem a leitura da Bíblia, muita verdade seria descoberta, bastam voces mesmos pegarem a bíblia católica de voces, de preferencia da edição paulinas e verifiquem o que está escrito em Exôdo capitulo 20. Deus condena o uso de imagens e a adoração a elas, (procissão de imagens), se Deus proibe o uso de imagens, então porque o que se mais vê na igreja católica são imagens? E essa historia de que maria intercede por alguem, sinto muito, mas o Proprio Cristo diz na Bíblia catolica, “eu sou o caminho, a verdade e a vida e NINGUEM vai ao Pai a não ser por Mim, meus caros, é questão de ler a Bíblia.



  8. allef

    ELE JA ESTA NAS COPORTAS DO SEU ELE SO NAO VOLTOU AINDA E POR QUE ELE NOS AMAS,ELE TA ESPERANDO MAIS PESSOAS PRA SER SALVO!



  9. allef

    `´NA BIBLIA FALA ,QUE NINGUEM SABE O DIA E NEM A HORA EM QUE JESUS IRA VOLTA <ELE PODE VOLTA EM QUALQUE HORA <FIQUE LIGANDO . NAO FIQUE ACREDITANDO NESSAS COISAS QUE SAI POR AI, E MELHOR VC LER A BIBLIA QUE VAI MELHOR PRA VCS.<EU SO SEI QUE A PALAVRA DELE ESTA SE CUMPRINDO A CADA DIA.JESUS TE AMA. ELE ESTA VOLTANDO!



  10. anna beatriz pereira de sousa

    nossa



  11. mauroluizborbadasilva

    Não precisamos ter medo ao ouvir sobre as notícias do Fim do Mundo. Porque Deus em Sua Palavra nos revelou os Sinais que ocorreriam um pouco antes da Segunda Vinda de Cristo Jesus a esta Terra. Disse Jesus: Vigiai e orai em todo o tempo.
    Sê fiel até a morte e dar-te-ei a Coroa da Vida. Apoc. 2:10 (up)



  12. wagner

    Filmes como “Armagedon”, “Impacto profundo”, “O dia depois de amanhã”, “Fim dos tempos” e “Independece day” também no decorrer dos últimos anos tem provocado impressões levianas na população a respeito de como os últimos dias da história do homem na terra passarão.

    Graças a Deus que a cada segundo que passa a verdade do cristianismo (Jesus) tem se tornado fato concreto na vida de muitos. Estes por sua vez, com sua sinceridade e testemunho tem de modo contínuo e eficaz resplandecido o propósito original de Deus para o ser humano… mesmo em meio aos conflitos, mesmo em meio as dificuldades deste mundo imperfeito.

    Parabéns! Que o Criador em sua infitita bomdade continue a abençoar-te para que continues iluminando a muitos com o plano de Jeová.



  13. Luís Fernando

    Só Quem Pode Definir Data Para O Fim Do Mundo É O Nosso Grande Deus Jesus Cristo!!!!
    Essa Que O Mundo Vai Acabar Em 2012 É Bobera! É Só Para Sony Lançar O Seu Filme E Arrecadar Uma Fortuna Em Dinheiro! É Para Por Medo No Ser Humano Na Terra Que Engole Tudo Que Recebe!!!!!



  14. mateus alisson

    gente nao havera fim do mundo mas um começo



  15. Bes

    Ola o fim do mundo não tem hora para acabar mais o fim do mundo não tera. Por que tem que ter o fim do mundo um palhaço que enventou mais O fim do mundo. O mundo não ira a cabar ninguem que comentou é deus é ? Ai só por que tem 2012 é um ano que parece que ira cabar nen o cientista mando no nariz dele propios . Por mim deus ira passar pela terra mais é para da a PAz e não a distruição



  16. valbet mendes dos santos

    muito bem! depois de muitos comentarios chegou a hora de se conhecer um pouco sobre o que diz nosso PAPAI. o mundo e seus pecados chegarão ao fim um dia pois nosso PAPAI DISSE:joao 5:39 leia em sua bilblia isaias 24:1-6 aqui diz pq a terra esta sendo destruida e em exodo 20:3-17 diz quais sao essa s leis.em joao 14:1-3 opocalipse21:1-27 diz nosso salvador que ele foi prepara moradas de ouro pra mim e pra vce que ele vai voltar para nós morarmos com ele eternamente em mateus 24:1-44; romanos1:18-27; 2timotio3:1-5; 2pedro2:3-13 relata alguns sinais que estariam indicando a volta de JESUS. nosso salvador vai voltar e nao há duvidas as profecias estaos se cuprido e se cumprirar.leia estes textos na sua biblia.1timotio2:5 ; 1joao1:9;2:1apocalipse21:8 mateus 7:21-23 atos 4:12 e tantos outros que o tempo nao me permite mencionar agora mais se vcs quiserem mais informacçoes pode mandar um screp pra mim bjs que o senhor ilumine vcs amo vcs com o amor de jesus.



    1. mateus alisson

      isso esta certo



  17. emanoel

    VOCE TEM DUVIDAS SOBRE OFIM DOS TEMPOS ?.VOCE ACHA Q DEUS ENVIARIA MARIA A FATIMA E A OUTROS LUGARES A TOA
    OLIVRO DE APOCALIPSE E UM LIVRO DA REVELAÇAO DE DEUS AOS SEUS FILHOS.
    EM APC.20.SE CUMPRI 2000 MIL ANOS
    EM APC.12.14 SE CUMPRI O TEMPO DA MULHER 1 TEMPO 42 MESES 2 TEMPOS 42 MESES METADE DE 1 TEMPO 21 MESES.
    TOTAL DO TEMPOS DA MULHER OITO ANOS E NOVE MESES Q E A IGREJA E CIDADE DE JERUSALEM E A PROPIA MARIA ENTERCEDENDO PELOS FILHOS .
    EVG. DE JOAO.19.26.APC 13.5 E FOI LHE DADO O PODER DE AGIR POR 42 MESES.
    QUERIDOS IRMAOS EM CRISTO O TERCEIRO SEGREDO DE FATIMA NA VERDADE E O TERCEIRO SEGREDO DOS PAPAS Q NAO REVELARAM AO POVO DE DEUS . MARIA A MAE DO FILHO DE DEUS JA MAIS TERIA SEGREDO SE TRATANDO DE SALVAÇAO DAS ALMAS DE SEU FILHO JESUS . OBS OS TEMPOS DE APC 20. APC 12.14. APC.13.5.SOMAN O TOTAL DE 2012 ANOS E TRES MESES .
    O MUNDO FALAM SOBR O FIM . ATRAVES DOS MAIA .DA DAS PESQUISA DA NASA .DE NOSTRA ETC MAS A PRIMEIRA REVELAÇAO VEIO DE DEUS NOSSO PAI.
    INICIO DOS TEMPOS NACIMENTO DE JESUS FIM DOS 2000 MIL ANOS 07/12/2000 APC 20
    INICIO DO TEMPO DA MULHER 08/12/2000. SE CUMPRIO O TEMPO DA MULHER NO DIA 08/09/2009 APC 12.14
    INICIO DO TEMPO DA BESTA APC 13.5 DIA 09/09/2009
    SE VC ACREDITA POR FAVOR PASSE P/ OUTRAS PESSOAS NAO TENHA MEDO EU ACREDITO POR Q DEUS FES COISAS MARAVI
    SAS NA MINHA VIDA SE EU CONTA.SE NIQUEM ACREDITARIA VAMOS SALVAR ALMAS P/ JESUS AMEM Q O AMOR DEUS PAI DEUS
    FILHO ESPIRITO SANTO ESTEJAM COM NOSCO AMEM.



  18. hermano

    Caríssimos irmãos, os falsos profetas que estão aí aos montes divulgando o fim do mundo para a humanidade, amedrontam as pessoas se prevalecendo que esta escrito no apocalipse. Se enganam, Deus sendo soberanamente justo e bom acabaria com o mundo que ele criou? Jesus diz ” nenhuma ovelha do rebanho do meu pai sera desgarrada” com isso Eu entendo que todos terão a salvação na medida que forem evoluindo moralmente. A Terra esta passando de um plâneta de provas e expiação para um mundo de Regeneração, aqui não reencarnarão mais espíritos inferiores, ” É preciso que aconteçam tais coisas, mas, ai daqueles por quem vinherem tais coisas”, com isso Jesus confirma que muitas catástrofes viram onde levaram milhões de pessoas, MAS NÃO É O FIM DO MUNDO. Não há o que temer, confia nos ensinamentos de Jesus, ama o teu proxímo, não te apega muito aos bens materiasis, visite os que precisam nos orfanatos, nos hospitais, os encarcerados e leva uma vida reta, perdoa teus inimigos, enfim começa praticando tudo isso dentro do teu lar.



  19. Jose Carlos Gonzalez

    A grande maioria das pessoas sabe que o que restou ao homem foi a esperança. Nós poderemos reconhecê-la presente olhando para dentro de nós. Esse caminho também leva ao encontro da fé. A possibilidade de conhecer as palavras ditas pelas pessoas e a palavra de Deus, nos ampara para que a Caridade esteja presente em nós. Posso sugerir que caridade não significa o valor material, mas o grande valor espiritual. Uma pessoa caridosa exerce sua profissão com o primor necessário para alegrar quem dela necessite, É uma pessoa que está sempre atenta para poder agir de forma a proteger o semelhante, Assim, a esperança e a fé são forças que conseguimos enredar pela observação de nós mesmos, e a Caridade é o reflexo da atenção que Deus nos permitiu ao conceder que observássemos o próximo.



  20. carlos

    Eu creio em Deus e em Jesus. O Deus que matava era do velho testamento. Deus mandou Jesus para arrumar tudo. Jesus nos deu o novo testamento o mesmo passou aos apostolos e hoje nos temos o novo testamento. Temos que seguir o novo porque o velho é dos judeus. O papa nao é o dono da relegiao e nem os pastores. Nao ficamos com odio da biblia por motivos banais, como o papa estar errado. Eu nao acredito no papa, os pastores sao ladroes, a religiao crista nao presta.



  21. paulo roberto costa

    eu creio em deus o que fala a palavra dele atraves da biblia.



  22. wagner dias

    bem tenho poucas palavras para falar ,jesus vai voltar. so que nimguem sabe a hora;irmaos vigiem,entrem em oracao,jesus te ama e eu tambem,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,confia no senhor de todo o teu coracao/amem ….ele e fiel ; palavras biblicas mas aquele queperserverar ate o fim sera salvo…..e este evangelico do reino sera pregado em todo o mundo .em testemunho a toda gentes. e em tao vira o fim….



  23. tid

    Não espere salvação de CRISTO nem de DEUS, eles ja nos deram o caminho, cai no abismo quem quer, sigam seus ensinamentos e veram que o fim do mundo não existe, ele e so uma forma dos covardes se esconderem.



  24. keillyane

    eu não quero que isto acontece .



  25. joenisson

    o fim do mundo virá só quando jesus vier a terra



  26. marcos

    é só sei que com jesus todos seram salvos



  27. ester fabine de castro

    nao tenho palavras pra dizer. relmente as palavras certas mais sei de um coisa e que e deus sabe relmente guando ele valta e mais ninquem. este filmer relata sobre o fim do mondo. mais qua o mundo relmete vai acaba? so deus sabe



  28. hellayne

    Antes eu tambem pensava assim,mais foi lendo a biblia e estundo-a que eu pude me tranquilizar. tudo oque vimos agora nao e novidade pois a biblia nos mostra isso sob a revelao do apostolo joao quando ele ainda estava preso na ilha de Patimos preso por sofrer perseguiçao ele foi fiel ate o fim;por isso GEOVA confiou a ele a missao de escrever estas ultimas profecias do livro deAPOCALIPSE. O apocalipse fala sob uma grande guera de DEUS; ele limpara a terra de toda maldade mais protegera aqueles que o servem. como ter certeza disso?



  29. Nadine

    sinceramente, eu nao sei quando Deus vai voltar, e nem quando sera o fim do mundo, nao sei se essa coisa de 2012 e uma mentira ou uma verdade, o que eu sei e que quem for fiel que aguarde em fé.



  30. ALESSANDRO MELLO

    VAMOS ORAR E VIGIAR, POIS O NOIVO ESTA AS PORTAS,
    NÃO SABEMOS DIA NEM HORA,ELE VAI VOLTAR PRA QUEM ESTA
    OU NÃO PREPARADO ISSO É LITERAL,
    MAIS DE UMA COISA TENHO CERTEZA, ELE VIRA RESGATAR
    O ESPEROU, ELE PROMETEU E SERA FIEL ,POSSO ESPERA MEU SENHOR,
    EU VOU CONFIAR ELE VOLTARA.



  31. Leandro

    Jesus Cristo está voltando, está tão perto , mas do que todos vocêis imaginam, Orai e Vigiai, se humilhem e se arrependão-se, clamem por misericordia.



  32. Diego Oliveira

    Muito atermos aos detalhes desse mundo, apra sabermos como agir, porém, disse Jesus; Eu sou o caminho a Verdade e a Vida quem
    crer e for batisado será salvo, mas quem não crer será condenado. entre outras lindas palavras do nosso Rei.

    Grande Abraço, e espero estarmos no ceu em breve.



  33. Natalino

    Meus caros,, o importante de tudo isso é que esta agitação de comentários sobre se acaba ou não acaba ,, se é alinhamento disso ou daquilo etc e bicicletas…..esta gerando uma atenção de todos , e dessa forma acredito que uns 10% da humanidade possa dar uma revisada em seus conçeitos e modo de vida , e ajudar uns aos outros ,,pois estamos vivendo um caos nesse globo,,caos causado por nós mesmos,, pela ganância ,, busca incansável de poder // de consumo sem necessidade , enquanto tem muitos morrendo de fome bem ao nosso lado …. VAMOS EM BUSCA DE DIGNIDADE .. E AMOR AO PRÓXIMO .. DEUS SABERÁ O QUE É BOM PRA NÓS E RESOLVERÁ TUDO A SEU MODO E A SEU TEMPO ..UM ABRAÇO A TODOS …



  34. David Ribeiro

    Apesar de Tudo O Homem quer Saber mas que Deus .
    Isso nao Pode , So Deus O todo Poderoso Sabe o Fim do Mundo .
    Acho que muitas pessoas Se lembram do Dia que Um Louco Apareceu na Televisao
    Dizendo Que era o Fim do Mundo O que as pessoas Fizeram Se assustaram !
    So procuraram Deus Naquela Hora ! So nos momento dificeis .
    Entao devemos Orar Todos os dias, para que possamos sempre estar com ele .!
    como Meus amigos ai de cima falaram Niguem sabe a hora e o dia que Deus Voltara .
    Mas ele Vai voltar Gostei muito da mensagem !
    Obrigadoo pela Sua Atencao ! Tenha o Dia lindo .!
    Obs: Sempre Esteja Com aquele Que sempre Cuida de Você.
    Fique Com Deus.



  35. Milleanny

    jesus disse que Ele ia, mas que voltaria para nos buscar…Ele apenas foi preparar o lugar, para onde Ele estiver, estejamos também, tem coisa melhor que essa promessa?pra mim não, e vocês?só é vigiarmos…não tenho duvidas de que está muito, muito, mais muito próximo de Jesus voltar…nosso grande REI nas alturas,confesso que fui assistir esse filme 2012, mas apenas curiosidade, e observar o que o inimigo esta fazendo pra desviar o povo da palavra de Deus… meus irmaozinhos em Cristo, busquemos pois adorar Esse nosso grande Deus, para quando Ele voltar nos levar com Ele…amém?que a paz de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos…



  36. CRISLAYNE

    NA BIBLIA ESTA ESCRITO Q SATANÁS VIRA A TERA E ENGANARÁ A TODOS SE POSSIVEL OS PRÓPRIOS ELEITOS (OS FILHOS DE DEUS).É TEMPO DE ORAR E PEDIR A DEUS PROTEÇÃO PARA QUE NÃO POSSAMOS CAIR EM TENTAÇÃO!!!
    DEUS PODE VOLTAR A QUALQUER MOMENTO,PODE SER HOJE, AMANHÃ , MAIS LEMBRE QUE JESUS IRÁ VOLTAR MAIS NÃO SABEMOS QUANDO…



  37. Bruno

    Eu não sei quando, como,… será o fim! Mas de uma coisa eu tenho vontade! Que o mundo se transforme em 2012, e que todos nós possamos ser felizes para sempre!!! Paz, amor e sabedoria para todos!



  38. Prisla

    Eu n sei se realmente vamos morrer em 2012 isso pode ser alguma intuiçao dos cientistas e se isso for verdade??
    cinseramente eu n acredito q vamos morrer tao cedo isso n pode aconteçer!!
    Para sabermos o q vai aconteçer podemos ler a biblia q vai nos dar uma resposta !!
    um abraço p tds vcs!!



  39. larissa

    olá querido amigos!Digo amigos, pq somos de fato isso,pois construímos uma única família Cristã!
    vi o filme 2012 e achei rídiculo, pois eu comentei no meu grupo de jovens [pois sou católica praticante] que parece que DEUS não existe ali!neste filme ressalta isso para mostrar para o povo que é vão acreditar em DEUS!acredito sim que um dia viveremos na paz, com a volta de jesus, numa nova terra ,um novo céu, um novo mar.Elogio bastante a religião adventista em certas coisas como a carinho com o outro, e o amor em DEUS ACIMA DE TUDO
    Mas eu não posso ficar calada diante de algumas coisas que percebi…NÃO PODEMOS CRÍTICAR NENHUMA RELIGIÃO,E MUITOS MENOS CUSPIR NO PRATO QUE COMEMOS, tanto que hoje, todas as religiões vieram do catolicismo, desde os seus ensinamentos até á bíblia.A católica é sempre vista com maus olhos, pq ela passou pelo seu periodo negro, como estava na bíblia,e os fiéis se dispersaram criando a sua própria ”fé”.Nós falamos sim no dia da volta de Jesus ,e em músicas lindas[''irá chegar, um novo dia , um novo céu, uma nova, terra, um novo mar]só que não vivemos como vcs,acreditamos que o que importa é o hoje, ajudar o meu proximo,meditar a PALAVRA DE DEUS,e querendo hoje criar um mundo mais humano,é nisso que mais falamos, e estes q o texto disse que abandonaram pois se disiludiram, a culpa não é da igreja, a culpa é deles mesmos que nao tinham sua fé enraizada em JESUS,AS PESSOAS DIZEM QUE NA católica não encontram o que queriam,então isso quer dizer que as pessoas que se aproximam de uma igreja é por interesse?
    eu sou católica, e vou seguir,e acredito que a minha igreja é santa e pecadora, santa pq foi fundada pos JESUS CRISTO,pecadora pq é formada por HOMENS, eu luto sim por um mundo melhor hoje, luto pela justiça, igualdade, amor ao proximo e a DEUS,mesmo sabendo que vou me decepcionar,ou vc acha que JESUS nunca se decepcionou com os homens?SEI que vou me alegrar muito pelo que faço, pois há muitas pessoas que ajudam e IGRAJA CATÓLICA É A QUE TEM MAIS INSTITUIÇOES, PROGRAMAS CARENTES PELO MUNDO TODO, sozinha eu não estou, e sigo os passos de cristo, que dizia para nos assemelharmos a ELE!
    MUITO OBRIGADA
    ABRAÇOS
    PAZ E BEM!



    1. Ary Jr.

      Creio que alguns comentários fugiram do foco principal que o autor quis mostrar que é uma ponte entre todos os sinais de um futuro catastrófico e a teologia escatológica.

      Querida LARISSA,

      O autor não criticou nenhuma religião, ele apenas mencionou sua mudança de linha de pensamento espiritual e isso é um direito de todos nós. Então um ex-católico não pode expor os motivos pelos quais o fez querer mudar de religião?
      Nem em que acredita se isso estiver em discordância com a fé católica?
      Desculpe mas o tempo em que a tirania da igreja catolica reinava acabou no século 16, na inquisição papal, quando quem se negasse a concordar com sua filosofia era lançado vivo na fogueira !!!!

      Desculpe mas nesse prato eu nunca comi, a bíblia que sigo hoje é fruto da persistencia de guerreiros que passaram pelos seculos. Até o século passado a igreja catolica suprimia a leitura da bíblia ao máximo e chegou a queimar milhares de exemplares numa praça da França. Até meados dos anos 30 a missa ainda era feita em LATIM, ou seja, ninguem entendia nada e isso era mesmo o propósito.

      Quem lhe disse que Jesus fundou a igreja católica? no tempo de Jesus havia o estado romano e o judaísmo, Jesus chegou a enfatizar ” dai a cesar o que é de cesar e a Deus o que é de Deus”.
      Jesus implantou sua igreja sim, que era a primitiva e que seguia os preceitos das escrituras, mas em 325dC Constantino, no concilio de Niceia, fundou a igreja catolica romana através da unificação com a igreja apostolica primitiva. A partir daí o desvio começou, varios papas ao longo dos séculos foram inserindo dogmas que nada tinha a ver com as escrituras: Assunção de Maria, purgatório, uso de imagens e esculturas, velas, intercessão feitas por pessoas mortas, oração pelos mortos, celibato, afirma que seu líder é infalível, se acha no direito de sentar-se num trono e etc.

      Ser catolica é um direito seu e respeito ao máximo esse direito, entretanto, não venha querer impor sua religião aos outros se achando no direito de sensurar opiniões sinceras e legítimas. Felizmente, hoje todos nós temos acesso ao conhecimento bíblico e é por isso que a cada ano as demais denominações religiosas crescem em quanto o catolicismo diminui pois o povo pode enxergar as suas heresias e seus desvios teologicos reforçados por um passado de podridão e iniquidade.



      1. larissa

        querido Ary JUNIR
        bom, não quero impor a minha religião a ninguem, e nem quero criticar nenhuma pq eu não tenho o direito!
        antes de tudo eu queria dizer que sou cristã, dependendo de qualquer religião que eu siga! eu como católica,acredito apenas no que a biblia fala e eu vou na minha comunidade pq ela é pobre em meio aos pobres, a igreja católica é sempre vista como riquissima mas quem diz isso é pq nunca entrou numa igreja que se localiza numa vila pobre!
        sim, eu sei de tudo que a igreja catolica fez de ruim, conheço a história desde o inicio assim como jesus disse a pedre: sobre essa pedra construirei a minha primeira igreja, Pedro foi o nosso primeiro papa, e isso ninguem pode negar que a igreja católica de fato teve como autor inicial Jesus, mas infelizmente ela mudou muito desde então.
        Quando vc falou, mensionasse apenas até a década de 30 certo? pois bem, a igreja catolica depois de 1950 por ai teve uma reforma para voltar aos dógmas iniciais pregarados por cristo…não quero impor a minha religião, só quero defende-la, e mostrar para as pessoas que não podemos julgar em nenhuma hipotese.
        mas eu escrevi aqui não para impor a minha religião mas sim: o que importa é que vivamos o hoje, apenas o hoje, fazendo o bem, a vontade de Deus, seguir os mandamentos e pregar e construir um mundo de jesus como ele sonhou.
        não adianta nada ficar falando apenas ”Jesus vai voltar” para as pessoas se não ensiná-las como é que devem agir como Deus quer através do testemunho.



      2. Claudio Schiavi

        Ari Jr.
        Sua resposta está excelente. Os que defendem com unhas e dentes que TUDO o que está inserido na Bíblia é a palavra de Deus, precisam ler a sua mensagem e se inteirar um pouco da história. Respeito a Bíblia como livro histórico, afinal as religiões cristãs tem sua origem nela. Tem a mão de Deus nas Escrituras, sem dúvida, mas os homens deturparam muitas coisas por conta de satisfazer seus caprichos e desmandos.



  40. Aloisio Soares Senra

    A versão contada pelo filme “2012″ não tem realmente embasamento científico, mas uma meia dúzia de teorias têm. E, sinceramente, quero convocar todos à reflexão. Os cientistas mais otimistas estimam que só nossa galáxia possam existir, ao menos, 900.000 civilizações nesse momento. Os conservadores acreditam que possam existir quatro civilizações na nossa galáxia. Tomando por base a estimativa dos conservadores, outros três povos dividiriam conosco a Via Láctea (vejam essa informação na revista Scientific American, não recordo o número).

    A questão é que o Cristianismo em si (não estou falando mal, pois sou cristão) nos ensinou a pensar que só nós existimos. Deus não existe pra esses outros povos? Será que aprendemos tanto a achar que somos os únicos e “especiais” que esquecemos desse pequeno detalhe? NÃO SOMOS O CENTRO DO UNIVERSO. Jesus foi um profeta e fez milagres (os quais não há como discutir cientificamente, pois não há uma testemunha ocular viva e a maioria dos textos da bíblia foram alterados nas seguidas traduções do Grego para o Latim), NISSO eu acredito. Mas a profecia do apocalipse de João é cheia de metáforas. Acreditar que um homem voltará de uma dimensão que sequer foi comprovada cientificamente que existe, em cima de uma nuvem, é, no mínimo, ridículo. Querer que aconteça apenas por querer é fanatismo. Divulgar que basta crer é hipocrisia. Nenhum homem construiu nada apenas acreditando que o faria. Ele trabalhou para isso. Acreditou em si. Enfim, retomemos o foco.

    A questão é que se tiver que cair um cometa ou meteoro gigante, se o Sol gerar uma super flare, se rolar uma inversão polar, se raios gama disparados por uma supernova a 5000 anos-luz daqui atingirem a Terra… se um desses desastres que acontecem o tempo todo universo afora e só não rolaram ainda com a nossa civilização RECENTE porque somos repletos de sorte acontecer… não culpemos Deus. O Criador tem outras civilizações pra se preocupar também. Essa de “pagarmos os nossos pecados”… isso é demagogia besta. Os pecados humanos têm impacto em nossas próprias vidas, como o Aquecimento Global, a mudança climática, etc… e não num “castigo divino que virá no fim dos tempos”. No máximo, o que a bíblia prevê é um desses acontecimentos que citei (Cometa, Meteoro, Super Flare, Raio Gama, etc.) que não é questão de se PODE acontecer, mas QUANDO vai acontecer. Então, caros, vamos relaxar e aproveitar a sorte danada que nós temos. Vamos viver com dignidade e fazer o papel do passarinho que tenta apagar o incêndio na floresta carregando água no bico. Vamos fazer a nossa parte como cristãos. Jesus foi um grande mentor e nos ensinou como sermos seres humanos melhores. Sejamos e deixemos que o cosmos decida quando não teremos mais chance de estar por aqui. 2012 é só mais uma daquelas datas criadas para apavorar todo mundo, aproveitando as profecias dos antigos que não tinham nem binóculos pra ver as estrelas. O mundo pode acabar amanhã ou daqui a 500.000 anos. Só Deus sabe.

    Quem quiser discutir comigo sobre isso, saibam que adoro uma discussão. Procurem pelo meu nome no orkut e me deixem um scrap. Terei prazer em atualizar aqueles que precisam de informação.



  41. vera lucia viroli

    Caro Ivanildo,
    Tambem fui catolica durante toda a minha adolescencia e juventude e entendo o que voce quis dizer mas tambem compreendi o que o Sr. Michelson Borges colocou no texto acima. Veja, a essencia da mensagem esta no fato de que a solução para os inumeros problemas que assolam o mundo em que vivemos não está nas nossas mãos, quer sejamos catolicos, evangelicos, espiritas, judeus, budistas ou maometanos. Nem tãopouco está nas mãos dos ateus. A unica saida para o homem é Jesus Cristo. ELE é o verbo, é a PALAVRA VIVA, o unico caminho, a verdade e a VIDA. Não existe nada fora de Cristo.O querer e o efetuar pertencem a Deus. ELE mesmo disse que a Paz que Ele dá o mundo não pode oferecer, quer para os ricos ou pobres. No Velho Testamento, encontramos a advertencia de que maldito é o homem que confia no homem. Sendo assim, a nossa esperança, a nossa alegria, a nossa paz, força, perdão e VIDA NOVA só serão encontrados em Jesus Cristo, o resto não passa de esforço humano,impotente, limitado por mais boa vontade que tenha.
    Pense, Jesus Cristo não veio para denominações. Veio para os seus, para que todo aquele que NELE crer não morra mas tenha a vida eterna e vida em abundancia.
    Que Deus te abençõe mais…e mais….e mais



  42. Ivanildo Ferreira

    Li atentamente o seu texto e acho que você foi muito infeliz quando fala da teologia da libertação, pois quando falamos de justiça social e a preferência dos pobres e a juventude pela igreja, é ai estamos em plantando o reino de Deus, na esperança de ver um mundo melhor e na expectativa de o homem não perca a sua alma.
    Triste fiquei quando li suas criticas ao movimento carismático, aos padre cantores e as Igrejas pentecostais que tem levado a palavra de DEUS ao coração de cada homem.
    Também cantei muitas vezes a canção Somos gente nova, e até hoje acredito nas mensagens contida nas canções pois com ela me tornei um jovem com idéias novas, e com os meus atuais quarenta e três anos, vivo os ensinamentos que aprendi no grupo de jovens através de palestras e canções como: Nova geração, Um certo Galileu, Povo Eleito e…
    Quanto ao fim do mundo vamos ler a bíblia sagrada e pedir ao espírito santo iluminação para interpretar como se deve, e ensinar o homem sobre a luz da verdade, para que fatos tristes de suicídios coletivos como já aconteceram nos Estados Unidos sobre este tema não venha a acontecer no mundo inteiro.
    Falar de Jesus Cristo é muito fácil, viver a sua palavra e por em pratica é que falta a cada homem. Quanto ao fim, tenho que vigiar para não ser pego de surpresa.
    Que Deus abençoe a todos nós, Católicos, Evangélicos, Espíritas, Judeus , Budistas , Maometano e etc.



    1. Solange

      Querido amigo Ivanildo….a sua maneira de ver o quadro que se apresenta hj na humanidade esta fora do contexto biblico. Se vc pesquisar nas paginas sagradas verá que o mundo caminha longe de DEUS,que o homem pensa mais em si mesmo e deixa o nosso SENHOR e salvador que é o unico que pode nos livrar da ira vindoura, de lado. DEUS não pode abençoar povos de outras religioes e seitas que têem outros deuses no coração deles.A Biblia foi deixada como um manual para nós….lá encontramos o caminho que devemos seguir e também podemos conhecer o que virá nos tempos futuros. Peço a DEUS que derrame o Espirito de revelação sobre você para que possa ver e entender.



  43. vera lucia viroli

    A simples idéia de que o final do mundo pode estar bem proximo, provoca inevitavelmente, preocupação, ansiedade e até mesmo medo e sofrimento em grande numero de pessoas, e isto é muito natural. Tememos o que desconhecemos. Mas, para os que creem na PALAVRA de Deus, esse tempo, ou período, foi detalhadamente anunciado e exposto em ricos detalhes, nos livros de Daniel e Apocalipse dentre outros que abordam esse tema. Deus é PAI e não nos deixou órfãos. Não estamos “sozinhos” aqui na Terra, simplesmente abandonados cada um à sua sorte. Temos um Deus que se preocupa com seus filhos e que prometeu que NUNCA nos abandonaria. Seja o que for, conteça o que acontecer, estamos debaixo da Sua proteção, cuidado e destino. Jesus, quando subiu aos céus, disse que ia nos preparar lugar e é nisso que temos de nos ater. Firmes nas promessas do Salvador de nossas vidas. Os dias são maus….mas o SENHOR do dia é bom!!!!!
    Nós sabemos em quem temos crido. ELE É FIEL E JUSTO PARA NOS GUARDAR E LIVRAR de todo mal. Deixando para trás essas previsões cinematograficas …hollyudianas….prossigamos para o alvo!



  44. Paulo Ribeiro

    A palavra de DEUS diz:

    “Ninguém saberá quando vai ser o fim, nem mesmo o filho
    de Deus…”
    E todos querem adivinhar quando vai ser o fim…Alguns dizem:
    Será em 2012….Será em 2010… e outros dizem que não
    vai ter fim…..
    Mas nós devemos nos preparar para o fim, pq jesus vai vim
    buscar apenas aqueles q estão preparado, e deixar aqueles q não estão
    nem aí…..



  45. Maicon Souza

    A Biblia nos ensina que devemos vigiar e orar, pois nao sabemos o dia e a hora em que o Senhor a de voltar.
    Precisamos estar preparados.



  46. philipe

    sera verdade o fin do mundo estou com medo



    1. Francisco

      não precisa ter medo Philipe, creia apenas na bíblia sagrada.



      1. Felipe

        Francisco, sem querer soar como advogado do diabo, mas, se crermos somente no que está escrito na Bíblia, assim que cometermos um pecado, devemos arrancar nossos olhos, nossa mão (Mc 9, 41-50), não é? Seríamos então, por mais religiosos e cumpridores da palavra, manetas, pernetas, caolhos…

        Da mesma forma que é preciso refletir acerca de ” certas mensagens” escritas na Bíblia, devemos agir da mesma maneira com o restante dos textos. Tomar como verdade incontestável, imutável, também gera problemas, como aqueles oriúndos de problemas genéticos. Como, de uma hora para outra, Deus criou um homem e uma mulher e os colocou em Éden, mas, assim que expulsou-os de lá, já haviam outros homens e mulheres espalhados no mundo? Seriam todos, no mínimo parentes consanguíneos de Adão e Eva, não?

        Por fim, mas também não menos importante, faz-se mister ressaltar que, apesar da Bíblia ter sido inspirada por Deus, os livros nela contidos foram escritos por homens, selecionados por homens (sim, a Bíblia passou por um crivo antes de ter os livros escolhidos para fazer parte desse compêndio!) e traduzidos por tantos outros (ela foi escrita originalmente em hebraico, depois traduzida para o babilônico [durante o exílio na Babilônia], voltou a ser traduzida para o hebraico, depois grego, latim, e por fim, português). Então, aposto o que você quiser que encontraremos divergências em todas essas versões, pelo simples fato de sermos imperfeitos, apesar de termos sido criados à imagem e semelhança de Deus.



        1. Juliana

          Na verdade Felipe, o que você acabou de falar não tem nada a ver com os ensinamentos de Jesus, você levou esse comentário sobre arrancar o olho ao pé da letra, e não é assim que Deus quer que nós a interpretemos, não sei te explicar, mas antes de fazer tais comentários colocando em dúvida a veracidade da bíblia, procure estudar mais peça a Deus que te dê sabedoria antes de sair falando qualquer coisa. Deus nos deixou a bíblia como forma de entendermos o que Ele espera de nós, ele não deixaria que distorcessem a palavra Dele. O que acontece na verdade é que a bíblia é atualizada em palavras de acordo com cada língua e cada tempo, não adianta alguém colocar uma palavra totalmente brasileira no vocábulo de outro país porque eles não iriam entender ou falar a um jovem deste século com palavras de um século passado é isso o que acontece, não seja confiante na sua própria sabedoria, mas busque ela de Deus.



          1. Aloir Antonio

            Parabens pela resposta Juliana



  47. nilo sergio vieira

    GOSTEI DA INFORMAÇÃO CONTIDA NO TEXTO,MUITO BOM,OALERTA DE QUE DEUS ESTAVA EM CRISTO RECONCILIANDO CONSIGO O MUNDO.

    È ADMIRÁVEL ESSA GRAÇA .AMOR D DEUS.EM JESUS O ETERNO SENHOR,QUE NELE EXPRESSOU SUA VIDA.

    .

    ABRAÇOS.PASTOR NILO,IGREJA METODISTA.



  48. SCOTH PHELPS

    É, realmente, no filme há muita demonstração de fé, entretanto sem resposta como se Deus realmento os tivesse abandonados [humanidade]. E não vejo nada de errado também nas profecias maias, apesar destas parecerem um tanto imcompletas, um alinhamento entre os planetas acarretaria sim em grandes catástrofes, se a lua que é menor do que a terra altera o nivel das mares. Mas enfim, acredito em partes nos maias pois eram grandes estudiosos, mas acredito plenamente na Bíblia, Deus lá deixou todas as instruções para ter com ele, e não temer. Enfim Deus está acima de todas as coisas, “above all things”, não importa quando ou como, o que importa somos que andemos conforme ou onde Deus nos quer.